Bienal do Livro doa mais de 15 mil exemplares aos complexos do Alemão e da Penha

Ação literária, organizada pelo líder comunitário Rene Silva, marca os 10 anos da ocupação policial na região

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro - Foto: Giuseppe Cacace/AFP

Com o propósito da transformação através do estímulo à leitura, a Bienal do Livro Rio, um dos principais eventos literários do País, está doando aos moradores dos complexos do Alemão e da Penha, ambos na Zona Norte da capital fluminense, cerca de 15,5 mil livros.

A Bienal atendeu a um pedido feito por Rene Silva, morador do Alemão e fundador do jornal comunitário ”A Voz das Comunidades”, que provocou seus seguidores nas redes sociais a realizar uma ”invasão literária” para marcar os 10 anos de ocupação da polícia e a falta de mudanças na região. A iniciativa de Rene mobilizou a organização da Bienal e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que envolveram 22 editoras e autores nesta causa. Os livros serão entregues no Complexo neste sábado (28/11), ao próprio Rene, que vai distribuí-los entre bibliotecas comunitárias da região.

Vale ressaltar que Rene lançou a meta de chegar a 10 mil livros na semana passada, e tinha dúvidas se era uma quantidade ousada. Em 3 dias, porém, a Bienal conseguiu reunir 15,5 mil exemplares.

”Na verdade, essa ação solidária é uma forma de protesto, pois há 10 anos o governo só entrou com a polícia. Não temos o que confraternizar neste marco da ocupação. Por isso, a iniciativa da invasão literária é mais pelo desserviço de promessas de mudança social não cumpridas ao longo desses anos todos”, diz Rene.

Advertisement

Para a diretora da Bienal, Tatiana Zaccaro, a adesão do SNEL e das editoras à atitude solidária foi entusiasta e imediata, inclusive com um cuidado na escolha do conteúdo direcionado a diferentes faixas etárias.

”A Bienal do Livro Rio acredita no direito à leitura e literatura como um meio para a construção da cidadania e de um país melhor. Em tempos difíceis como estes de pandemia, esta ação chega em boa hora trazendo esperança de um futuro melhor para estas comunidades. Que estes livros contribuam para a construção de novas e belas histórias de aprendizagem”, afirma Tatiana.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bienal do Livro doa mais de 15 mil exemplares aos complexos do Alemão e da Penha
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Bienal do Livro doa mais de 15 mil exemplares aos complexos do Alemão e da Penha
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui