A Bienal do Livro Rio 2025 apresentará uma grande novidade para o público infantil: a Biblioteca Fantástica, um espaço de 500m² que promete transformar a experiência de leitura em uma aventura interativa. O projeto foi idealizado pela GL events Exhibitions, em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e conta com a curadoria da agência de conhecimento LERConecta.
Neste ambiente inovador, os visitantes serão convidados a explorar o universo literário de forma criativa e sensorial. A proposta rompe com o conceito tradicional de biblioteca, ao unir realidade e fantasia, em um espaço sem paredes, onde livros se transformam em túneis, personagens interagem com as crianças e páginas ganham vida. A iniciativa integra a programação especial da Bienal, que ocorre no ano em que o Rio de Janeiro recebe o título de Capital Mundial do Livro.
A curadoria da Biblioteca Fantástica é assinada por Rona Hanning, professora e mestre em Educação e Literatura Infantil; Carolina Sanches, pedagoga e jornalista; e Martha Ribas, especialista em comunicação social e produção editorial. Elas trazem um olhar contemporâneo e estimulante para o universo literário infantil.
“Leitura é uma questão de perspectiva. A ‘Biblioteca Fantástica’ nasce para romper com a lembrança convencional da biblioteca como um espaço introspectivo e fechado. Aqui o livro atravessa gerações e abraça relações sociais. Queremos que as crianças não apenas leiam livros, mas habitem suas narrativas”, afirma Rona Hanning.
A experiência no espaço infantil inclui atrações como a Torre de Livros, onde personagens ganham vida; os Livros Interativos, em grandes proporções, para estimular novas formas de interação; a Cabine do Autor, para encontros entre escritores, ilustradores e leitores; e a escultura O Gigante Leitor/Leitora, que transforma cada visitante em protagonista da história.
“Na Bienal do Livro Rio, acreditamos no incentivo à leitura desde a infância. Nosso espaço infantil foi pensado para ser um território mágico, onde os livros deixam de ser objetos estáticos e viram portas para mundos imaginários. Quando apresentamos a literatura de forma lúdica e interativa às crianças, estamos formando leitores mostrando que ler pode ser a mais divertida das aventuras”, destaca Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions e responsável pela Bienal do Livro Rio.
Os ingressos para a Bienal do Livro Rio 2025 já estão à venda.