BioParque decide retirar estátuas de negros em espaço de savana africana após pedido de deputada

Decisão veio depois que a deputada do PSol, Talíria Petrone, alegou que os monumentos, localizados juntos aos animais, são ofensivos e remetem a situações vergonhosas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Uma das estátuas negras no BioParque (Foto: Reprodução/TV Globo)

O BioParque do Rio confirmou no fim da tarde desta segunda-feira (06/09) que irá retirar as estátuas de negros que ficavam expostas no espaço de savana africana do zoológico, localizado na Zona Norte do Rio. A decisão veio após um pedido feito pela deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), solicitando que as obras não fossem mais expostas, alegando que os monumentos, localizados juntos aos animais, são ofensivos e constroem analogias com o exótico e a animalização.

A parlamentar também afirmou que as obras remetem a situações vergonhosas do passado, quando crianças e adultos negros eram expostos em apresentações sem dignidade.

Diante da ponderação, o BioParque havia informado que analisaria a situação e, por fim, acabou acatando o pedido da deputada, determinando que as obras não sejam mais exibidas.

Segundo nota do BioParque enviada ao DIÁRIO DO RIO, o material temático do espaço dedicado ao continente africano será revisado.

Advertisement

Confira a íntegra do comunicado:


O BioParque do Rio tem um propósito genuíno que contextualiza diversos ecossistemas, com o destaque para pilares da conservação através de projetos de pesquisa e educação que está sendo demonstrado em um novo conceito de zoológico, em um ambiente cultural que reflete na sustentabilidade em sentido amplo.

O ambiente Savana Africana é um dos espaços imersivos que busca trazer a representação daquele continente, com elementos que configuram os aspectos culturais desta região, representando as suas tribos locais.

Diante da ponderação levantada, o BioParque do Rio retirou as estátuas do ambiente e revisará o material temático na representação do continente Africano. Reiteramos nosso compromisso com a sociedade e com o público que nos visita para que a experiência seja de aprendizado e respeito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp BioParque decide retirar estátuas de negros em espaço de savana africana após pedido de deputada
Advertisement

10 COMENTÁRIOS

  1. Eles deveriam colocar estatuas de europeus, assim não seria “racista”.
    Completa falta de cultura e sensibilidade desse parlamentar. Na savana africana, claro que veremos pessoas de pele escura, o problema é que a lacração está na moda, uma questão regional e cultural, não pode mais ser evidenciada, que já se torna algo ruim.

  2. Tá difícil morar no Brasil.
    O zoológico errou em retirar a estátua, se curvando a um estado policialesco de um membro do poder LEGISLATIVO.
    Esse país tá uma doideira.
    É legislativo se metendo em judiciário e vice versa.
    Acho que só tem uma saída.
    AEROPORTO

  3. Dá 0 pra ela Kiko.
    Isso é uma representação do Homo Ergaster (#CreditosWikipedia ). Ela queria o quê? Uma cabana com um Mac Book Air ? Essas imagens tem um contexto histórico.
    Comparar um Ergaster com a animalização é uma profunda ignorância.

  4. A Talíria Petrone vive num mundo paralelo… Lógico, o salário dela tá garantido! O povo é que se lasque pra ganhar o pão de cada dia. Para ela, ser deputada é ficar discutindo essas perfumarias, agitar nervosamente as águas de modo que a vejam fazendo alguma coisa… senão todos se convenceriam do óbvio: que ela nada faz pelos problemas reais do povo fluminense lá na câmara. Ô deputada, que tal trabalhar? Sei que isso deve te dar arrepios mas é para isso que o povo te paga: para TRA-BA-LHAR e não ficar de frozô.

    Quem ouve 30 segundos de discurso desta deputada nas sessões legislativas já dá pra notar que é abaixo da média no intelecto lá, passam o trator em cima do que ela fala e tal… (tanto que tem meme da deputada na internet, basta procurar) tem diploma de professora de história mas diploma certifica que fez o curso, não que aprendeu alguma coisa.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui