BioParque do Rio realiza “Semana Burle Marx – Além dos Jardins”

De 30 de julho a 8 de agosto, visitantes poderão ver uma exposição com peças exclusivas do acervo familiar de Burle Marx

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O paisagista Roberto Burle Marx ganha uma homenagem do BioParque do Rio (antigo Zoo Rio) para comemorar os 112 anos seu de nascimento, em 4 de agosto. De 30 de julho a 8 de agosto, o parque da Quinta da Boa Vista realiza a “Semana Burle Marx – Além dos Jardins”, na qual os visitantes poderão ver uma exposição inédita com mais de 20 peças exclusivas do acervo familiar do paisagista, que também era pintor, escultor e desenhista. São fotografias de expedições, matérias jornalísticas de época, pinturas e croquis de projetos que ficarão expostas no Boulevard Histórico.

Além da mostra, o público poderá conhecer uma instalação para reproduzir a icônica foto de Burle Marx — feita por Luiz Knud Correia de Araújo — em que o paisagista está entre folhas de orelha de elefante. A exposição celebra o aniversário do paisagista e o Título de Patrimônio Mundial da Humanidade do sítio Burle Marx, em Barra de Guaratiba.

A homenagem à Burle Marx não é por acaso. As formas sinuosas — tão características do paisagista — podem ser apreciadas pelo público que visita o BioParque do Rio e que são uma obra de arte a céu aberto. O novo projeto do zoológico revitalizou um espaço de 2,2 mil metros quadrados que possui a marca registrada do artista e que foi desenvolvido no fim da década de 40. No local encontram-se espécies características de seus jardins como as helicônias, vitórias-régias, diversas palmeiras e forrageiras, além de outras dos biomas da Mata Atlântica e da Amazônia e virou o lar dos flamingos.

Nada mais justo que realizar uma homenagem a Burle Marx, que foi um dos primeiros brasileiros a lutar pela conservação das florestas. O ideal do paisagista tem a ver com o propósito do BioParque do Rio, que é sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação e mostrar, na prática, o que pode ser feito para reverter a perda da biodiversidade”, explica Manoel Browne, diretor de operações do BioParque do Rio e sobrinho-neto de Burle Marx.

Advertisement

Programação online

No dia 4 de agosto, data de nascimento de Burle Marx, o BioParque do Rio promove uma live com participações especiais. O diretor do BioParque do Rio, Manoel Browne, comanda o encontro virtual com a presença de renomados arquitetos e paisagistas.

live acontece no Youtube do BioParque do Rio, a partir das 19h, e traçará um paralelo entre as contribuições artísticas de Burle Marx e a importância que isso agregou à conservação das espécies da flora brasileira, além da preocupação do urbanista com o meio ambiente.

Serviço
Semana Burle Marx – Além dos jardins
Data: De 30 de julho a 8 de agosto de 2021
Horário: Das 9h às 17h (com última entrada ao circuito às 16h)
Onde: BioParque do Rio (Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão)
Ingressos: A partir de R$20
Informações?e compra de ingressos: www.bioparquedorio.com.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp BioParque do Rio realiza “Semana Burle Marx - Além dos Jardins”
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 BioParque do Rio realiza “Semana Burle Marx - Além dos Jardins”
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui