O Bloco Areia movimenta a orla do Leblon neste domingo (2), reunindo um público estimado de 120 mil foliões. Com uma mistura de samba e música popular brasileira (MPB), a agremiação se tornou um dos blocos mais aguardados do Carnaval carioca.
A história do Areia começou de forma despretensiosa, entre um grupo de amigos que jogavam vôlei na praia, em frente ao Posto 12, no Leblon. O presidente do bloco, Eduardo Maia, relembra a origem da folia:
“Todo ano a gente ia para um hotel fazenda e, numa dessas viagens, de noite a gente começou a bater umas latas, uns baldes. No dia seguinte, na piscina, decidimos fundar a agremiação”, contou Maia.
O bloco surgiu oficialmente em 2003, e seu nome é uma abreviação de Associação Recreativa e Etílica Independente dos Amigos da Rede do Aloísio, uma referência à rede de vôlei do grupo. “Isso aí não é um nome de bloco. A gente começou a ver as iniciais e ficava Areiará. Mas já que estamos na praia, jogando vôlei, vira Areia”, explicou Maia.
Mais blocos na cidade
Agenda dos Blocos de Rua do Rio de Janeiro em 2025
Além do Areia, outros 50 blocos espalham-se pelas ruas do Rio neste domingo. Entre os destaques estão:
- Cordão do Boitatá, que ocupa o Largo do Paço, no Centro
- Marcha Nerd, no Largo de São Francisco da Prainha
- Simpatia é Quase Amor, tradicional em Ipanema
Na Zona Norte, blocos como Piranhas da Senador Nabuco (Vila Isabel), Bonecas Deslumbradas (Olaria) e Xodó da Piedade (Piedade) garantem a folia. Já na Zona Oeste, o Carnaval toma conta da Barra da Tijuca, Guaratiba e Bangu, com blocos como Buda da Barra, Arrastão da Barra de Guaratiba e Virilha de Minhoca.
O Carnaval de rua segue até quarta-feira (5), com mais de 243 blocos programados, e se estende para o final de semana seguinte, com outros 38 desfiles.