Bloco Estratégia homenageia Wilson Simonal em desfile de 13 anos no Rio

Com repertório vibrante de música preta brasileira, bloco celebra o swing do cantor e os 50 anos do álbum "Racional", de Tim Maia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Bloco Estratégia, referência no carnaval de rua do Rio de Janeiro, completa 13 anos e prepara um desfile especial no dia 22 de fevereiro, às 9h, no Largo São Francisco de Paula. Em 2025, o bloco homenageia Wilson Simonal, mestre do swing e um dos grandes nomes da música preta brasileira. No repertório, clássicos como “Nem Vem Que Não Tem”, “Nanã”, “Zazueira” e “Sá Marina” prometem embalar os foliões.

Além da homenagem a Simonal, o bloco também comemora os 50 anos do álbum “Racional”, de Tim Maia, incluindo um set especial com faixas como “Que Beleza”, “Guiné Bissau, Moçambique e Angola” e “O Caminho do Bem”.

Momentos marcantes do desfile

Beijaço: espaço para a celebração do afeto

Um dos pontos altos do desfile será o Beijaço, momento em que o bloco desacelera para embalar casais de todos os gêneros com músicas românticas. Liniker, com “Baby 95” e “Febre”, e Emicida, com “Baiana”, fazem parte da trilha sonora desse momento especial.

Os Garotin de São Gonçalo no repertório

Outra novidade do desfile de 2025 é a inclusão de “Queda Livre”, sucesso do trio Os Garotin de São Gonçalo, representantes da nova geração da música preta brasileira.

História do Bloco Estratégia

Criado em 2012, o Bloco Estratégia reúne um público de mais de 10 mil pessoas a cada edição. O grupo já passou por locais icônicos como Rua do Lavradio, Pedra do Sal e Praça Tiradentes, estabelecendo-se no Largo São Francisco de Paula desde 2015.

Inspirado nos bailes black, o bloco nasceu de um encontro entre músicos que atuavam em outros blocos cariocas e pretendiam homenagear Tim Maia. O nome Estratégia veio de uma gíria usada pelos músicos do cantor. No entanto, por questões de direitos de imagem, o repertório precisou ser adaptado, e o bloco passou a homenagear a MPB – Música Preta Brasileira. Desde então, se consolidou com um repertório que valoriza grandes compositores negros, como Jorge Ben, Bezerra da Silva, Criolo e Leci Brandão.

Ao longo dos anos, o Estratégia recebeu convidados de peso, como Sandra de Sá e Serjão Loroza, e se tornou um dos blocos mais esperados do carnaval carioca.

Oficina e compromisso social

Desde 2014, o bloco mantém a Bateria Cabulosa, formada por músicos que passam pelas oficinas do Estratégia. Com aulas de agogô, caixa, timbal, surdo, agbê, chocalho e tamborim, a formação da bateria acontece na casa Volta do Mundo e Conexões, com módulos de junho a julho (junino) e de setembro ao carnaval (carnavalesco).

Desde 2020, o Estratégia ampliou seu compromisso com a inclusão, criando bolsas para pessoas LGBTQIAPN+ e moradores de áreas periféricas do Rio de Janeiro. Enquanto integrantes regulares contribuem com uma taxa de manutenção, os bolsistas podem ter isenção, garantindo um carnaval mais diverso e acessível.

Serviço – Bloco Estratégia

Agenda dos Blocos de Rua do Rio de Janeiro em 2025

Desfile oficial
Data: 22 de fevereiro de 2025
Local: Largo São Francisco de Paula – Centro, Rio de Janeiro
Horário: 9h

Ensaio aberto
Data: 16 de fevereiro de 2025
Local: Carnaval do Trombloco, na Garagem Delas (Rua da Carioca, 87)
Horário: A partir das 16h
Entrada: Gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bloco Estratégia homenageia Wilson Simonal em desfile de 13 anos no Rio
lapa dos mercadores 2024 Bloco Estratégia homenageia Wilson Simonal em desfile de 13 anos no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui