O tradicional bloco Suvaco do Cristo terá uma ala especial dedicada ao filme Câncer com Ascendente em Virgem, dirigido por Rosane Svartman. O cortejo, que acontece no domingo (23/02), no Jardim Botânico, contará com a presença da diretora e da produtora Clélia Bessa. A concentração será às 8h, na Rua Diamantina com a Rua Faro.
A ala temática do longa distribuirá ventarolas, adesivos e fantasias de peitos, em alusão ao tema abordado no filme, que estreia nos cinemas em 27 de março, mês da mulher. Esta será uma das últimas apresentações do bloco, que encerrará suas atividades em 2026, após 40 anos de história.
Rodado no Rio de Janeiro, o filme Câncer com Ascendente em Virgem aborda, de forma sensível e bem-humorada, a história de Clara (Suzana Pires), uma professora de matemática que, ao receber o diagnóstico de câncer de mama, redescobre a alegria de viver e se reconectar com a família e os amigos. A trama acompanha sua jornada ao lado da mãe Leda (Marieta Severo), uma mulher mística apaixonada pelo Carnaval, e da filha Alice (Nathália Costa), além das amigas Dircinha (Fabiana Karla) e Paula (Carla Cristina Cardoso), que formam sua rede de apoio.
O filme é inspirado na história real da produtora Clélia Bessa, que enfrentou um câncer de mama em 2008 e compartilhou sua experiência no blog “Estou com Câncer, e Daí?”, posteriormente transformado em livro. O roteiro é assinado por Suzana Pires, em parceria com Martha Mendonça e Pedro Reinato, com colaboração de Ana Michelle, Rosane Svartman e Elisa Bessa, filha de Clélia.
O elenco também conta com Ângelo Paes Leme, Julia Konrad, Maria Gal, Mariana Costa, Yuri Marçal, Heitor Martinez e Gabriel Palhares. Uma das cenas do longa foi gravada na Gamboa, com uma roda de samba, trazendo o espírito vibrante do Carnaval carioca para a tela.
Produzido pela Raccord Produções, com coprodução da Globo Filmes e RioFilme, o filme tem distribuição da Downtown Filmes e patrocínio do Magazine Luiza, Prefeitura do Rio de Janeiro e Oncoclínicas, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. A obra também conta com parcerias do Instituto Dona de Si, Femama, Oncoguia e investimento do FSA/BRDE/Ancine.
Sinopse:
Clara é uma professora de matemática que se destaca como influencer educacional na internet. Sempre bem-humorada e sarcástica, gosta de ter tudo sob controle, mas precisa lidar com sua vulnerabilidade ao receber um diagnóstico de câncer de mama. Ao longo do tratamento, com o apoio da filha, da mãe e das amigas, ela aprende a ressignificar seus relacionamentos e celebrar a vida. Baseado em uma história real.