Blocos 2014 no Rio de Janeiro terão uma seleção mais rigorosa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Blocos 2014 no Rio de Janeiro terão uma seleção mais rigorosaOs blocos de carnaval de rua do Rio de Janeiro passaram dos 492 em 2013, se contar que muitos saem mais de 2 vezes passou bem mais dos 500 desfiles. Agora a Prefeitura do Rio criou uma “Comissão Especial de Avaliação de Blocos de Rua”. Que será formado por representantes da prefeitura e dos blocos, para avaliar as solicitações dos desfiles. E levará em conta a relação do bloco com a comunidade, as características do bairro onde acontecerá o desfile e os possíveis impactos.

A comissão será coordenada pela Riotur. Também farão parte do grupo representantes das subprefeituras da cidade, CET-Rio, secretaria de Transporte, secretaria de Conservação, secretaria de Ordem Pública, Comlurb, Guarda Municipal e secretaria de Saúde, além de duas entidades representativas dos blocos.

Acho necessário que os blocos venham a ser levados mais a sério pelos órgãos governamentais, especialmente com antecedência. Acompanho o carnaval de rua do Rio desde 2007 e vi o crescimento deles, que nestes últimos 6 anos virou um programa turístico de verdade, deixando de lado até o desfile das Escolas de Samba.

Advertisement

Só não gostaria de ver essa comissão evitando o surgimento de novos blocos, e burocratizando algo que já está incrivelmente complicado para as pessoas comuns. O carnaval de rua carioca é completamente diferente do baiano, com muitos blocos pequenos, feitos pela vizinhança.

Claro, blocos gigantescos, e que já nascem com este objetivo, precisam ter um tratamento diferenciado e uma cobrança maior do Poder Público. Inclusive que criem uma melhor forma de dispersar as pessoas, quem sabe com a inclusão de blocos menores logo depois deles. Por que não depois de um Bloco da Preta, algo como a Marcha dos Nerds que tentou sair em 2013 e não conseguiu?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Blocos 2014 no Rio de Janeiro terão uma seleção mais rigorosa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui