Blocos de rua arrastam 70 mil foliões no Rio em domingo de Carnaval

Cordão do Boitatá, Empolga às 9 e Simpatia É Quase Amor reuniram 70 mil foliões no domingo (2), em um dia de Carnaval com 52 desfiles pelo Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Charanga Talismã - Fernando Maia - Riotur

O domingo de Carnaval (2) foi marcado por festa e ruas lotadas no Rio de Janeiro, onde 70 mil foliões tomaram diferentes pontos da cidade para celebrar a folia. Entre os destaques do dia estiveram o Cordão do Boitatá, no Centro; Empolga às 9, no Leme; Simpatia É Quase Amor, em Ipanema; e a apresentação circense da Charanga Talismã, em Vila Kosmos, na Zona Norte. Ao todo, 52 blocos desfilam até o fim do dia.

Cordão do Boitatá e seu baile tradicional

Na Praça XV, o Cordão do Boitatá realizou mais uma edição de seu famoso baile, com estandartes homenageando a cultura brasileira e sua já tradicional serpente gigante. A orquestra do bloco contou com músicos como Mariana Baltar, Marcos Sacramento, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Marina Iris e Moyses Marques, que embalaram o público com um repertório de marchinhas, frevos, maxixes, choros, carimbós e sambas.

Este ano, o bloco, fundado em 1996, chegou à sua 19ª edição com homenagens a Gonzaguinha e Geraldo Azevedo, além de tributos a Paulo Moura, Banda Black Rio, Luiz Carlos da Vila e Milton Nascimento.

“O Boitatá é uma família que pensa o Carnaval de uma maneira democrática. Então, para mim, esse movimento é muito mais do que cantar, é uma manifestação político-social”, afirmou Mariana Baltar.

A cantora Marina Iris, que há sete anos se apresenta no bloco, relembrou sua trajetória como foliã: “É uma honra estar no Boitatá como cantora, porque é um bloco muito resistente na preservação da nossa cultura. Mas, como foliã, é um reencontro com a minha própria história”.

Charanga Talismã leva espetáculo circense à Zona Norte

Já na Zona Norte, a manhã foi tomada pelo colorido desfile da Charanga Talismã, que transformou a Avenida Meriti, em Vila Kosmos, em um verdadeiro palco de espetáculo. O bloco, que fez do bairro sua casa desde o ano passado, levou pernaltas, engolidores de fogo e artistas circenses para um cortejo performático.

Moradora do bairro há 30 anos, Eliane dos Santos elogiou a movimentação: “Aqui sempre foi um bairro tranquilo, nem bloco de Carnaval a gente tem. Eu estou achando lindos esses meninos, todos coloridos e felizes. Traz mais vida para o bairro, deixa a gente mais animada”.

Mais blocos animam a cidade

Além do Boitatá e da Charanga Talismã, o domingo contou com a energia contagiante do Empolga às 9, no Leme, e do tradicional Simpatia É Quase Amor, em Ipanema.

A programação do Carnaval de Rua do Rio segue intensa, com 52 blocos desfilando ao longo do dia, levando alegria e cultura para todas as regiões da cidade.

Agenda dos Blocos de Rua do Rio de Janeiro em 2025

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Blocos de rua arrastam 70 mil foliões no Rio em domingo de Carnaval

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui