Às vésperas do Carnaval no Rio de Janeiro, blocos e movimentos sociais da cidade têm se mobilizado para cobrar da Prefeitura apoio para realização dos desfiles no Carnaval de Rua. Em fevereiro, muitos saíram de forma clandestina pela cidade, mas aqueles mais tradicionais preferiram não desfilar, em função da pandemia.
Segundo informou o jornalista Ancelmo Gois, a mobilização, liderada pelo movimento Ocupa Carnaval, já conta com mais 120 adesões e promete pressionar o Poder Público para que a festa nas ruas volte a acontecer.
Como o município antecipou que não irá oferecer estrutura necessária, foi feito um manifesto, de nome “mas a rua é do povo e nossa voz é livre”, para reforçar a necessidade de apoio.
Assinam o documento os blocos Cordão da Bola Preta, Simpatia É Quase Amor, Afoxé Filhos de Gandhi, Cordão do Boitatá, Orquestra Voadora e Cordão do Boi Tolo, além de movimentos sociais e de classe, caso do Movimento Unido dos Camelôs (Muca). E o manifesto não vai tomar a avenida. Já está marcado um BlocAto, para esta quarta-feira (13/04), às 17h, que sairá da Candelária rumo à Cinelândia, no Centro do Rio.
BlocAto pra carnaval, antes da semana Santa. Vamos ver se o Prefeito vai comprar essa briga com a igreja católica.
O tempo dos desfiles de Carnaval já passou. Agora só no ano que vem. Será que não entenderam ainda, ou será que é campanha política antecipada?
“Campanha Política Antecipada”??? Quanta asneira … E não é ANTES da semana santa, mas sim, DEPOIS das comemorações cristãs (e, caso vc não conheça história, o carnaval também é originário de uma festa cristã).
Que apoio que eles querem? Gradis? Banheiros públicos? Isso é da conta da prefeitura. Há de se pedir um alvará de eventos e pagar as taxas concernentes. Agora, se é apoio grana… meus amigos, erário com falta de caixa… precisando pra saúde e educação – se precisam de grana pra sambar, que façam uma rifa, uma ação entre amigos!
Booooooa!!!!! Nem os desfiles da Sapucaí são “gratuitos”. A LIESA PAGA aluguel da Sapucaí, PMERJ, CBMERJ, LIGHT, CEDAE e se estrutura para o evento com muitos meses de antecedência (sei disso pq meu pai foi diretor de carnaval e hoje é conselheiro da Liga).
Os blocos tiveram mais de um ano para se planejar (contando o ano passado que não houve desfiles). Faz pouco tempo li uma materia do presidente da Sebastiana dizendo que os blocos NÃO iriam desfilar por “falta de tempo” para se organizar e agorq, nas vésperas do carnaval, querem fazer eatardalhaço!?