BlogCamp Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda.

BlogcampRJ Bem vou falar aqui das minhas impressões sobre o BlogCamp Rio, que aconteceu na Nave, neste sábado, no bairro da Tijuca aqui no Rio.

Como blogueiro iniciante no evento, vou tentar decifrar para os que não foram, e também aproveitar para continuar o debate aqui com os que estiveram neste ecossistema “virtual” mas real.

Sou blogueiro iniciante pois, o Quintino, o fundador aqui do Diário do Rio, já está bem familiarizado com esses evento. Alias hoje lá no “Disneyblog”- o local é o sonho de todo blogueiro, cheio de gente criativa que faz conteúdo na net, de papos virtuais e cyberneticos, coisa de louco rs – estava refletindo sobre o poder dos blogs, em meio a inúmeras discussões sobre se a mídia dos blogs está ficando “glamourosa” demais ou se daqui a uns anos vai ser superada.

Advertisement

Polêmicas a parte, o certo é que os blogs são um veículo de importante, democratizam a mídia, socializam a informação, geram conteúdo e são uma fonte de conhecimento e lazer. Olha como a nossa brincadeira está ficando importante.

Escola Nave O local onde se realizou o evento não podia ser melhor, excelente escolha! A escola Nave projeto da Oi, é um sonho, pena que nem todas as escolas desse país possibilitem uma estrutura ao aluno, que dar espaço para que a criatividade e novos métodos de transmissão de conhecimento. Quem sabe um dia, as coisas não evoluam neste país. Mas valeu a iniciativa inovadora da Oi. Fica ai a chamada para o empresariado também aderir a projetos como este!

Mas voltando ao Blogcamp, os caras que conceberam o mesmo, e também conduziram o evento aqui em terras cariocas, além de serem gente boa, tinham um Q a mais de humor, olha, aquele trio liderada pelo Modafoca, bem que podiam fazer muito sucesso na TV. Se cuida Pânico, pois os caras são hilários, vem ai concorrentes de peso no mercado.

Alguns debates me chamaram a atenção. O primeiro deles, já comentei acima. Foi sobre qual o papel dos blogs. Se é ser apenas um mero copista da informação já disseminada pela mídia tradicional? Ou ir muito mais além. Afinal o grande barato do blog é você digerir a informação, reprocessá-la e trazer ao leitor com uma nova roupagem, com um toque pessoal, e acima de tudo poder repassar a informação com a liberdade, que as vezes, são se pode ter com os veículos convencionais de mídia.

BlogcampRj2Outra questão foi se o blog é ou não uma mídia. Eu acredito que sim. Já que nós diariamente disseminamos informação para boa parte dos 40 milhões de internautas brasileiros. Imagina quando chegarmos a um dia termos mais de 100 milhões de usuários da net no Brasil, é muito mercado e chão para andar. Mas vamos chegar lá, acreditem! E espaço tem-se para os blogs. A outra questão, foi se vão sobreviver, porque sabemos que tem aquela febre, todo mundo agora quer ser blogueiro.

Vou dar uma pausa aqui no post para comer esse delicioso macarrão. Depois passo a receita. Alias, fui almoçar no intervalo do evento, em uma pensão na Rua Uruguai, com uns amigos que fiz do Globo Online. O local é simples, é um restaurante de um português, e tem uma comidinha caseira show. Recomendo a fritada de bacalhau! Para quem quiser dar uma conferida, o casa se chama “Flor da Uruguai” acho que é esse o nome que vi pintando em um azulejo na parede.

BlogcampRj4 Deixa eu retomar o blogcamp aqui, se não Quintino, me puxa a orelha! Na parte da tarde, debatemos sobre como monetarizar um blog. Quem não gosta de uma graninha. Dinheiro é sempre bem vindo. E este tema acalorado esquentou as discussões, pois alguns queria saber como conseguir patrocinadores. No outro canto agencias falavam que os blogs tem que melhorar o layout, para atrair o possível investidor; e ainda outros defendiam que não é bem assim, que o que atrai o leitor realmente é o conteúdo e o jeito de escrever do blogueiro. Também concordo, mas se dê para melhorar o visual, porque não fazer? Alias esse novo layout do Diário do Rio está show.

BlogcampRj3 O Modafoca. Vão me perguntar. Mas quem é isso, muleke, você ta falando palavrão? Claro que não, o Modafoca, é um dos caras que eu falei lá no início, o humorista. Alias o cara é do Videolog, o nossoYoutube brazuca. Vamos prestigiar! Modafoca, fez uma coisa que eu acho que deve ser incentivada no brasileiro, a vontade de ganhar dinheiro. Ai vocês vão falar. Ah quem não gosta de ganhar uma grana, para que o cara ficar falando isso em um evento de blog. Claro que tem que falar, pois o ganhar dinheiro, passa por incentivar o potencial empreendedor de cada um de nós.

Sabe ao abrir um blog, você já deu um bom passo nesse caminho de ser empreendedor. Para muitos é o primeiro negocio, que pode gerar, o lucro financeiro, nem todos vão conseguir, mas se você souber potencializar o que escrever, dar seu toque especial, com certeza vai atrair a atenção dos ávidos cyber leitores e porque não do empresariado que vai ver no seu blog uma excelente oportunidade de negócio. Quem sobreviver e tiver um bom conteúdo verá!

Mas o mais importante é o lucro que é intangível, alguns não vêem, mas eu considero tão importante, quanto dinheiro. É o lucro, que vem pela satisfação de repartir posicionamentos, informações e conhecimento. A contribuição que cada um de nós dar para a construção da sociedade via blog, mesmo que as vezes, alguns veiculem informações que podem ser consideradas não tão construtivas.

O espaço está aberto, para todos e para todos os assuntos, cabe a você descobrir o seu publico e potencial, e o unir quem sabe, remuneração e satisfação.

Então conjuguem: Eu blogueio, tu blogueias, nós bloguemos.

Bem é isso. Para finalizar, quero dizer que este tipo de evento tem a cara do Rio. Foi irreverente, debochado, charmoso, gerador de conteúdo e inteligente. Porque não dizer, de vanguarda, por que o Rio continua sendo essa panela em ebulição, pronta para receber novas idéias e novos BlogsCamp de braço aberto.

BlogCamp sangue baum!

Ah! Ia me esquecendo de dar aquele abraço a galera blogueira que veio de várias partes desse imenso Brasil, para compartilhar, aprender e nos ensinar um pouco.

Aquele abraço!!!

Fotos de Edu Wöeter

Veja mais fotos do BlogcampRJ.

Ou o que falaram durante e pós o evento no Twitter.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp BlogCamp Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui