BNDES lança edital para arquitetos negros projetarem Distrito Cultural da Pequena África

No Dia Internacional contra a Discriminação Racial, o BNDES lança edital para arquitetos negros idealizarem o Distrito Cultural da Pequena África, um museu a céu aberto na Zona Portuária do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto Thiago Lara/RioTur

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lança nesta sexta-feira (21), Dia Internacional contra a Discriminação Racial, um concurso de ideias urbanísticas e arquitetônicas para a criação do Distrito Cultural da Pequena África, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. A cerimônia de lançamento ocorrerá às 10h, no Teatro BNDES, e reunirá autoridades como as ministras Anielle Franco (Igualdade Racial), Margareth Menezes (Cultura), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania) e a deputada federal Benedita da Silva.

A iniciativa busca valorizar e preservar espaços de grande importância para a identidade cultural afro-brasileira, transformando a região em um museu a céu aberto. O edital será exclusivo para equipes lideradas por arquitetos e urbanistas negros, promovendo maior representatividade e protagonismo na construção de espaços públicos que resgatem a memória da herança africana no Brasil.

Entre os participantes do evento de lançamento também estarão o presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues dos Santos, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçando o compromisso com a valorização da cultura negra no país.

A Pequena África é um dos locais mais simbólicos da resistência negra no Brasil, abrigando patrimônios históricos como o Cais do Valongo, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. O projeto do Distrito Cultural pretende integrar e revitalizar esses espaços, promovendo um turismo histórico e cultural voltado à ancestralidade afro-brasileira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp BNDES lança edital para arquitetos negros projetarem Distrito Cultural da Pequena Áfricaddr newsletter BNDES lança edital para arquitetos negros projetarem Distrito Cultural da Pequena África

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui