Boicote ao IPTU tem resultado pífio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Cesar Maia Desde o início fui contra este boicote montado por uma meia dúzia, exatamente em uma das regiões da cidade que mais valorizou, e reclamando de temas nada municipais, como violência.

Hoje o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, através de seu ex-blog trouxe os resultados, praticamente nenhum, melhor, 0,1%! Ainda assim a arrecadação de 2008 será recorde!

Claro, dirão que é a população que não sabe se mobilizar. Como diriam os americanos, bullshit, é que a maioria não deu bola para as invecionices de associações de moradores e políticos sem representatividade.

Leia o que disse Cesar Maia.

Advertisement

ARRECADAÇÃO DO IPTU: 2008 x 2007!

1. Em função das insistentes perguntas sobre a arrecadação do IPTU em 2008 comparada com 2007, esse Ex-Blog informa aqui, todos os dados -dia a dia- até o dia 11 de fevereiro. A rede bancária repassa os dados para a prefeitura com três dias de defasagem.

2. Em 2007 -de 1 de janeiro a 11 de fevereiro- a arrecadação do IPTU alcançou 596.697.241 reais.  Em 2008 -de 1 de janeiro a 11 de fevereiro- a arrecadação do IPTU alcançou 589.272.200,96 reais. Ainda faltam 10 dias em fevereiro de 2008 contra 8 dias em fevereiro de 2007. E ainda faltam também 129 mil carnês, dos cancelados, que serão pagos somente nos dias 5 e 6 de março.

3. Projetando até o final de fevereiro, mês completo, a arrecadação de 2008 certamente superará a de 2007. O único efeito em 2008 é ter tido uma proporção de pagamentos parcelados maior que os parcelamentos de 2007. Provavelmente porque a taxa de desconto foi menor: 7%, e não 10% como em 2007. O efeito boicote do IPTU foi quase desprezível, quando muito pode ter chegado a 1 milhão de reais ou 0,1%.

4. Por que todo este movimento induzido e estimulado pela imprensa não resultou  ? Responderão errados os que imaginam que a mídia não tem influencia. Tem sim, e as sondagens de opinião freqüentes, que o Ex-Blog tem tido acesso, mostram que teve, no episódio. Mas não no pagamento do IPTU.

5. O problema é que o tema escolhido cometeu um equivoco, pois não levou em conta a racionalidade econômica dos contribuintes. Eles conversaram entre si, a própria imprensa divulgou em box, os efeitos do não pagamento. Os contribuintes sabem que o IPTU é o único imposto que é pago de qualquer maneira, pois é garantido pelo próprio imóvel. Como era de se esperar prevaleceu a racionalidade econômica. Essa é uma boa informação para aqueles economistas que ainda duvidam dela.

6. Clique abaixo e conheça -dia a dia- os pagamentos de IPTU em janeiro e em fevereiro de 2007 e 2008.
http://spreadsheets.google.com/pub?key=pNCAfBhSzPKKClGllVzfMPg

RECORDE! AINDA O IPTU -2!

1. Analistas de arrecadação da Prefeitura -fazendo as projeções dos parcelamentos, o efeito monetário da redução do desconto,os carnês corrigidos para março, e os que todos os anos se atrasam mas voltam a pagar em até maio, com juros menores, estimam para este ano um crescimento nominal do IPTU de mais de 10% e um crescimento real de mais que 5%, dependendo da inflação media em 2008. Afirmam que a arrecadação real do IPTU em 2008 será recorde de todos os tempos.

2. A explicação que davam na rede de discussão ontem a noite era que toda a polêmica em torno do IPTU serviu para chamar a atenção sobre o pagamento do imposto. Teria funcionado como uma publicidade sobre o tema, e levado as pessoas a discutirem entre si numa intensidade muito maior, o que produziu esta arrecadação recorde e decisão racional olhando o bolso.

3. E ainda acham que aqueles -estimam em 1 milhão de reais- que não pagaram por razões políticas, o farão também antes, pois vão economizar os juros e já podem ver que o efeito foi como o da espuma.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Boicote ao IPTU tem resultado pífio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui