Boletim da Cedae aponta maior concentração de geosmina de 2021 na água

Entretanto, o recorde de 2021 ainda é bem inferior aos valores registrados na “Crise da Geosmina” do ano passado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Luis Alvarenga/Governo do Estado do RJ

Segundo informações do Blog do Edimilson Ávila, um boletim da Cedae divulgado neste sábado (06/02) mostra que, no sábado passado (30/01), a concentração de geosmina/2-MIB na água tratada do Guandu bateu o recorde de 2021. O relatório traz análises de até dia 1º de fevereiro.

De acordo com o relatório, desde o dia 23 a água bruta vem chegando ao Guandu com compostos provenientes de matéria orgânica. Exemplos desses compostos são a geosmina e o 2-Metil-Isoborneol (2-MIB), que deixam a água com gosto e cheiro de terra.

O monitoramento realizado pela Cedae colhe amostras diárias em três pontos do Sistema Guandu:

  1. Na captação, ainda no Rio Guandu, antes do tratamento;
  2. Após passar pela Velha Estação de Tratamento de Esgoto (Veta);
  3. Após passar pela Nova Estação de Tratamento de Esgoto (Neta).

Até então, a concentração máxima tinha sido de 0,023 micrograma por litro (?g/L), no dia 24, na água recém-saída da Veta. No dia 30, no mesmo ponto, a análise encontrou 0,087 ?g/L — uma concentração quase quatro vezes maior. Entretanto, o recorde de 2021 ainda é bem inferior aos valores registrados na “Crise da Geosmina” do ano passado. Naquela época, o máximo foi de 0,838 ?g/L.

Advertisement

Nesta quinta-feira (04/02), a Cedae admitiu que carvão ativado e argila lantânica não estão tirando o gosto da água. Ainda segundo a companhia, não há previsão para uma solução. Porém, nesta sexta (05/02), foi divulgado que o Ministério Público e a Defensoria querem que a Justiça determine à Cedae que ofereça um desconto de 25% na conta de água das pessoas abastecidas pelo Guandu pelo período em que permanecem os problemas.

Vale ressaltar que nesta terça-feira (02/02), o presidentes da Cedae havia afirmado durante uma entrevista ao “Bom Dia Rio”, na TV Globo, que bebe água da torneira e que não sente gosto nem cheiro na água. Ele disse ainda que sentir gosto ou cheiro de terra depende da percepção olfativa de cada um.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Boletim da Cedae aponta maior concentração de geosmina de 2021 na água
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Como se uma outra concessionaria fosse resolver o problema….o problema é em nivel superior ao da Cedae. A questão é a invasão da bacia hidrografica, contaminando o manancial com esgoto. Se se for tentar resolver os problemas com essa lógica boboca de trocar quem faz o serviço, nós estamos ferrados. Nem tudo é igual padaria….é só trocar o padeiro….

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui