Falar do nosso querido mercado Cadeg e não lembrar dos tradicionais restaurantes portugueses é quase que impossível. A boa notícia é que, se tudo ocorrer como o programado, o centro de abastecimento sediará ainda este ano um festival do bolinho de bacalhau. A ideia já vem sendo discutida entre a administração do local e o vereador Pedro Duarte (NOVO). A embaixadora de Portugal no Rio, Gabriela Soares de Albergaria, também vem participando das conversas.
Uma reunião entre eles já foi realizada no mercado e a ideia inicial é que o festival gastronômico aconteça em novembro. A embaixadora, que não é boba nem nada, é fã da iguaria e andou pelos corredores do espaço experimentando alguns bolinhos, além de ouvir alguns projetos paralelos que estão sendo programados no mercado municipal.

O parlamentar, inclusive, apresentou na Câmara do Rio um projeto que declara o bolinho de bacalhau do Cadeg um patrimônio imaterial do Rio de Janeiro. A ideia é aprová-lo até a data do festival.
“Muito importante um festival não só que valoriza essa herança da cultura portuguesa no Rio como também que valoriza as relações entre Brasil e Portugal, tão características aqui no Cadeg”, diz Pedro Duarte.
O espaço querido pelos cariocas e localizado no bairro de Benfica tem 28 restaurantes que ocupam o segundo pavimento do mercado, inaugurado em 1962 e tombado como Patrimônio Oficial do Rio.