Bolsonaro deve se filiar ao partido de Claudio Castro

Ida de Bolsonaro para PL poderia significar a saída de Claudio Castro do partido? O Governador vem fortalecendo a imagem de político eficiente e não ideológico, se aproximando de diversas correntes políticas, com sucesso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve se filiar ao PL, mesmo partido do governador do Rio de Janeiro Claudio Castro. Pelo menos é nisso que apostam os analistas políticos e é melhor já irmos nos acostumando, já que Bolsonaro disse à CNN: “Está 99% fechado. A chance de dar errado é quase zero. Está tudo certo”. Ainda segundo o presidente, a decisão final deve ser em 10/11.

A notícia pode ser uma faca de dois gumes para o governador, que está pensando em sua reeleição em 2022. Se por um lado o apoio do presidente trará, sem dúvida, os votos bolsonaristas, do outro pode vir a subtrair-lhe os votos dos totalmente anti-bolsonarismo. E em uma eleição de um estado como o Rio de Janeiro, não dá para recusar voto: pode não ser tão interessante assim impossibilitar o voto casado entre Castro e (qualquer) outro presidenciável. Às vezes a indefinição de certos apoios pode ser lucrativa. Castro vem fortalecendo a imagem de administrador, sem se vincular muito a nenhuma corrente política.

Caso continue no PL, Castro poderia ter de dar adeus ao Podemos (que tem Moro como pré-candidato a presidente), ao PSDB (Eduardo Leite ou Dória) e ao Avante, que além de um possível candidato a presidente (Andre Janones) tem o seu presidente estadual, Vinicius Cordeiro, como um forte antibolsonarista. Ainda assim, o governador indica que deve apoiar Jair Bolsonaro em 2022, a não ser que algum rompante (aqueles “nem tão raros”) aconteça e o próprio Bolsonaro ponha a perder esta aliança.

Inclusive, pessoas ligadas a Claudio Castro, mesmo dentro do PL, tem o aconselhado a se distanciar do bolsonarismo, pero no mucho. Uma fatia importante do eleitorado fluminense segue Bolsonaro aonde for, e o objetivo do presidente é também eleger senador e deputados federais. Se é certo que as pesquisas têm falhado em contabilizar o voto extremamente conservador, também o é que Bolsonaro já é o presidente e deixou de ser pedra para ser vidraça.

Advertisement

Castro tem se mostrado flexível, amigável e um político extremamente não-ideológico. Hábil e bom de alianças, talvez sua associação ao Presidente – que é mais ou menos o oposto disso – possa ter o efeito de neutralizar todo o belo trabalho de aproximação – de todas as forças – que vem fazendo. Ele vem convencendo que seu partido é o Rio, que seu plano de governo é o sucesso do Estado, e que prefere passar por cima de pequenas rusgas. Até sua primeira-dama vem desempenhando um papel bastante elogiado nos últimos meses. Será que ele se fortalece caso se distancie desta imagem, assumindo uma postura ideológica e “escolhendo um lado”?

O que se diz também é que o governador pode ir para o novo “super-partido”, o União Brasil. Ele esteve, na noite desta segunda (08), com vários dos principais caciques da sigla. Com tempo de TV de sobra, fundo partidário gordo e sem uma identidade política clara, é daqueles partidos que convidam a uma nababesca festa de alianças, incluindo do próprio PL, podendo oferecer a vaga de Senador para Romário.

WhatsApp Image 2021 11 08 at 23.10.37 Bolsonaro deve se filiar ao partido de Claudio Castro

A força do União foi mostrada hoje, onde o governador esteve cercado por várias forças políticas do Rio de Janeiro:

  • Juninho do Pneu
  • Pedro Brazão
  • Danielle Cunha
  • Antônio Rueda
  • Marcio Canella
  • Waguinho
  • Claudio Chumbinho
  • Pedro Ricardo
  • Ricardo Abraão
  • Pedro Augusto
  • Marcos Soares

E, de fora do União, na foto estão, do PL:

  • Altineu Côrtes
  • Alexandre Santos
  • Douglas Ruas

Chiquinho Brazão, hoje no Avante, ia para o PL. Só que com Bolsonaro no partido o jogo muda, e ele pode ir para o União Brasil também.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bolsonaro deve se filiar ao partido de Claudio Castro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui