Bolsonaro lidera pesquisa para presidente no Rio de Janeiro

Jair Bolsonaro aparece na frente em 2 cenários conforme o Instituto Paraná Pesquisas, de intenção de votos no Rio de Janeiro, mas tecnicamente empatado com Lula

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rogério Santana

A mesma pesquisa do Instituto Paraná que aponta a liderança de Marcelo Freixo (PSol) para governador do Rio de Janeiro mostra que, no mínimo, o carioca anda eleitoralmente esquizofrênico. É que pesquisa mostra que o presidente Jair Bolsonaro está na frente em 2 cenários para presidente em 2022, apesar de aparecer em um empate técnico com o ex-presidente Lula (PT).

A dianteira dos dois em relação a outros candidatos é tão alta, que a diferença para o terceiro colocado chega a quase 30 pontos percentuais. Veja o 1º cenário, que tem os nomes de 2 não-candidatos, Luciano Huck e Sérgio Moro:

  • Jair Bolsonaro  – 34,2%
  • Lula (PT) – 30,3%
  • Sergio Moro – 4,5%
  • Ciro Gomes (PDT) – 4,1%
  • Luciano Huck – 3,5%
  • João Doria (PSDB) – 2%
  • João Amoedo (Novo) – 1,9%
  • Luiz Henrique Mandetta (DEM) – 1,9%

Já quando são retirados os nomes de Huck e Moro, quem mais sai ganhando é Lula:

  • Jair Bolsonaro  – 35,5%
  • Lula (PT) – 32,2%
  • Ciro Gomes (PDT) – 5,1%
  • João Doria (PSDB) – 2,9%
  • Luiz Henrique Mandetta (DEM) – 2,7%
  • João Amoedo (Novo) – 2,3%

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas sem o uso de robôs e ouviu 1.530 eleitores de 44 municípios do Rio de Janeiro, entre os dias 28 de maio e 1 de junho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Advertisement

O mais engraçado é que, pela pesquisa, pode haver gente votando em Bolsonaro e Freixo ao mesmo tempo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bolsonaro lidera pesquisa para presidente no Rio de Janeiro
Advertisement

31 COMENTÁRIOS

  1. No RJ o favorito é o Branco e Nulo, ganha de todos os candidatos. Não há esquizofrenia nenhuma, na verdade se olhar os números faz todo sentido.

  2. Povo do Rio de Janeiro sabe votar o integrantes da pesquisa Paraná não acredito que o Sr Presidente da República eleito democraticamente com apenas 57 milhões votos
    estejam colocando o Sr Presidente na frente do impoluto Sr Metalúrgico. Retrospectiva: Garotinho e esposa, Cabral, Pezão, Witzel, Pães, quem votou nessa turma do bem só pode Votar no Sr Honesto jamais no Sr Presidente.

  3. Não consigo entender como o povo vota no Bolsonaro e no Freixo, um quer melhorar o país o outro quer solta bandido. Pelo amor de Deus ne meu Rio, ja não basta ter colocado o Eduardo Paes agora querem destruir o Rio de vez com o Freixo? Vamos parar de ser BURRO ne. Por hora não tem candidato ainda que possa superar o Bolsonaro por que quem votar no Lula vai estar assinando o atestado de amador de ladrão.

  4. Fora Lula! 16 anos passados mostram o desastre!!! Acorda tu que dorme!!! Fora PT, PCdoB, Polícia e outras siglas que não ajudam em nada

  5. Votar no freixo pra governador e Bolsonaro pra presidente. Rio está se tornando cada vez mais parecido com Maricá, que vota em Bolsonaro pra Presidente e PT pra prefeitura.

  6. Esse miliciano não vai ganhar, já era. É incapaz administrativamente, incapaz de solucionar problemas. Sem falar da corrupção que está sendo praticamente legalizada.

  7. Quero ver é o resultado, em 2022, não acredito que o povo do estado do Rio de Janeiro esteja apoiando Bolsonaro, até seus apoiadores já estão percebendo que ele é um péssimo presidente.

  8. Primeiro o autor da reportagem cometeu um ato falho ao utilizar de maneira pejorativa o termo “esquizofrênico “. Familiares e pacientes portadores de doenças mentais, assim como em outras minorias como o público LGBT, negros, etc, travam uma luta diária para acabar com o estigma e os preconceitos sociais. Um exemplo é o emprego dado negativamente nesta reportagem da palavra esquizofrenia, o que remete ao leitor pensar que o que é esquizofrênico é mal e negativo. Seria o mesmo que dizer que por ser negro ou gay a população carioca comete erros, o que seria um absurdo eum crime.Só para conhecimento, passo a informação queaa reivindicações de respeito e direitos dos grupos de pacientes e familiares desta doença vem cada vez mais forte. Agora dia 24 de maio foi o dia internacional da conscientizacao da Esquizofrenia. Em respeito a este público, sugiro retratação no canal. Obrigada.

  9. Não se pode dizer que acabou a corrupção porque a máquina pública brasileira é gigantesca e os órgãos de controle não têm efetivo suficiente pra ficar de binóculo. Mas uma certeza temos, acabou a mamata de muita gente, acabou a corrupção institucionalizada, acabaran-se os esquemas nas estatais. Já a mídia, fica nesta esteria pois acabou a compra e venda de notícias boas do governo de plantão. Agora o dinheiro público está sendo usado pra rasgar o Brasil com ferrovias e rodovias, o Pib cresce em meio a crise e os empregos São gerados e preservados. Só que como o governo não ” paga mais ” por essas notícias, é melhor falar de cloroquina e dos palavrões que Bolsonaro xingou…. Resumo 2022 o povo já sabe…

  10. Bolsonaro foi eleito a partir da estratégia de se criar um inimigo em comum o PT. Tal como Hitler fez ao eleger o Judeu como “a praga Judia” , como fez Collor “caçador de marajás”. Bolsonaro aproveitou “o vento da Lava Jato” que a mídia soprou forte. Após Bolsonaro escolher atacar a grande imprensa foi e vem sendo contra-golpeado sistematicamente com êxito por ela porque realmente é um lixo humano. Bolsonaro é podre e tem podridão demais para ser levantada e divulgada que será munição para seus opositores até as eleições de 2022, já que o justo impeachment depende de um Centrão altamente corrupto.

  11. Vota no Marcelo Freixp e o mesmo que entregar o Rio nas mãos dos bandidos e acabar com a instituição centenária como a policia militar, esse individuo e a favor do aborto, ou seja entregar o Rio nas mãos de um individuo desse e a mesma coisa que desrtruir o Rio de janeiro.

  12. Bolsonaro, com voto auditável, leva no primeiro turno. Quem não está do lado dele são aqueles que não querem enxergar um Pib maior do que todos os outros países, reformas de estradas paradas a mais de 30 anos finalizadas, água para o povo nordestino, vacinação somos o quarto pais com mais vacinas e logo estaremos enviando para outros países, crescimento recorde de exportações no agronegócio, bolsa batendo recordes em cima de recordes, e pra finalizar zero de corrupção.
    Acorda esquerda, acabou pra vcs.

    • Até concordo com a área do PIB e maior economia, mas zero corrupção? HAHAHAHAHAH, chacota. O próprio Flávio Bolsonaro teve o escândalo das rachadinhas, ele tentou umas 8 vezes parar a investigação, está financiando uma mansão de milhões e deu entrada com salário incompatível, o que nenhum brasileiro trabalhador de bem consegue fazer. O próprio presidente tentou interferir na Polícia Federal para proteger o filho das investigações e disse para o Paulo Guedes com todas as letras na cara dele que não fará privatizações no primeiro mandato pois se não, não terá nada para fazer no segundo mandato. Bolsonaro GRAVOU um vídeo com o filho em 2017 se dizendo contra o foro privilegiado e agora é a favor para defender o filho. Bolsonaro e Lula são os dois LADRÕES, farinha do mesmo saco, sim, um ladrão de esquerda e outro de direita, só não vê quem é cego. A corrupção constitucionalizada continua dentro do governo sim

      • CARA , AS RACHADINHAS NAO TEM NADA A VER COM O GOVERNO FEDERAL FOI FEITA SIM NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO DE JANEIRO COM OS DEPUTADOS ESTADUAIS DO RIO, QUANDO O FLAVIO ERA DEPUTADO PARA DE FALAR BOBAGEM E PASSASR A IMAGEM DE DESINFORMADO PRETA ATENÇAO NO QUE VOCE FALA, O QUE BOLSONARO TEM COM ISSO ? SE O FILHO E LADRAO O PROBLEMA E DELE ELE QUE SE VIRE E PROVE O CONTRARIO, E TU PARA DE ACUSAR SEM PROVAS SE ACUSA SEM PROVAS TU NAO PASSA DE UM MENTIROSO. OK? BOLSONARO E HONESTO SIM ATE PROVAS AO CONTRARIO E NAO SO DE OUVIR DIZER QUE E COISAS DE CANALHA.

  13. Falta raciocínio lógico aqui. O fato de 35% dos eleitores fluminenses apoiarem o Bolsonaro para Presidente, e também 35% apoiarem o Freixo para Governador não apresenta nenhuma contradição. Afinal, em ambos os casos, não se sabe o grau de pulverização do voto dos demais 65%. Da mesma forma, o eleitor fluminense praticamente ainda não conhece o Cláudio Castro, que seria um dos únicos representantes da direita (?) nas eleições para o Governo do Estado. Apesar do bom governo, ele ainda precisa aprender a ser político e investir no seu marketing pessoal. Quantos dos leitores aqui reconhecem a voz dele, por exemplo? (costuma ser um bom teste)

  14. É muito difícil acreditar em uma pesquisa que aponta
    Bolsonaro como líder nas pesquisas para a presidência!
    Um governo extremamente
    Desastroso e que todos querem ver pelas costas!!!

  15. Meu Deus, como a interpretação textual do brasileiro é pobre! Esquizofrenia que se referiu a reportagem é possuir votos majoritários para o Bolsonaro (candidato de direita) e pro geverno o Freixo (candidato de esquerda), em um mesmo estado, isto é, sem possuir lógica na hora de votar. O que demonstra que a democracia é uma utopia.

  16. Esquizofrenia é votar no Freixo ou no Bolsonaro?
    Independente de qual tenha sido a intenção do autor da reportagem, acho que precisam respeitar mais os eleitores e leitores deste canal, afinal, pensar diferente de vocês não é esquizofrenia ou qualquer doença.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui