Bombeiros testam novos postos de salvamento na praia de Copacabana

O modelo é semelhante aos encontrados nas praias de Miami, nos Estados Unidos. As cabines devem ser inauguradas em 15 dias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Novo modelo de cabine salva-vidas entrará em fase de teste em Copacabana em 15 dias / Foto: Márcia Foletto (agência O Globo)

O projeto de um novo posto de salvamento do Corpo de Bombeiros está sendo montado na Avenida Atlântica, em frente ao Hotel Othon Palace, na praia de Copacabana. O modelo é semelhante aos encontrados nas praias de Miami, nos Estados Unidos. As novas cabines, que estão em fase de testes, têm como objetivo melhorar a realização dos trabalhos dos salva-vidas. Os protótipos das cabines devem ser inaugurados em 15 dias, porém não está definido por quanto tempo ficarão em período de avaliação. Caso seja aprovado, o novo modelo poderá ser usado em outros bairros da orla da cidade, como nas praias da Barra da Tijuca e da Reserva. As informações são do jornal O Globo.

O secretário de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), coronel Leandro Monteiro, afirmou a O Globo que os postos móveis antigos podem ser substituídos pelos novas cabines, uma vez que estão deteriorados por exposição às ações do natureza. Segundo ele, reformá-los sairia mais custoso que substituí-los por novos modelos.

“Hoje o que temos são os postos físicos, administrados pela Orla Rio, além de alguns postos móveis que foram sendo construídos ao longo do passar dos anos. Pela exposição constante a maresia, chuva e sol, esses postos móveis estão cada vez mais deteriorados, o que prejudica as condições de trabalho dos profissionais que atuam na região. Conversei com o prefeito Eduardo Paes e vimos que o custo de reforma desses postos móveis seria muito superior à substituição por um modelo mais atual e que atendesse melhor às demandas do profissional que trabalha na praia”, disse o secretário ao veículo.

O coronel Leandro Monteiro disse ainda que a instalação das novas cabines ajudará os bombeiros a terem um cotidiano de trabalho mais adequado à sua rotina profissional, com repouso, alimentação e higiene adequados.  

Advertisement

“Além do aspecto visual de um posto reformado e novo na orla, o novo modelo aprimora o desempenho da condição física do profissional que fica ali o dia inteiro. Bombeiros que atuam nessas áreas precisam de um espaço que atenda a demanda de um ambiente para ele se alimentar, ir ao banheiro… Muitas vezes, esses profissionais ficam em plantões de 12 horas e precisam pedir para usar banheiros de hotéis na orla. O projeto amplia o conforto e o desempenho desses profissionais sob condições mais adequadas. Quem ganha com isso é a população do Rio, do estado, os turistas e a cidade”, finalizou o militar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bombeiros testam novos postos de salvamento na praia de Copacabana
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui