Bosques em homenagem às vítimas da Covid são inaugurados neste fim de semana no Recreio

Projeto dos Bosques da Memória é apoiado pela ONU em homenagem às vítimas da Covid-19 e aos profissionais de saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Inauguração será realizada em duas cerimônias neste fim de semana - Divulgação/Prefeitura

Os Bosques da Memória do Rio, projeto apoiado pela ONU em homenagem às vítimas da Covid-19 e aos profissionais de saúde, serão inaugurados neste fim de semana com plantios simbólicos na Alameda Sandra Alvim, no Recreio dos Bandeirantes. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Parques e Jardins (FPJ) que viabilizou 43 mudas de árvores para serem plantadas pelos familiares das vítimas em uma área verde de 600 m².

A inauguração será realizada em duas cerimônias durante o fim de semana para evitar aglomerações. A primeira delas ocorreu neste sábado (12/06) e a outra será neste domingo (13/06), das 10h às 11h30, com celebrações ecumênicas e a presença do projeto sinfônico A Quarta Corda.

Cada família escolheu uma espécie para plantar e as árvores serão identificadas com o nome da pessoa falecida, representando as mais de 25 mil vidas perdidas no Rio e os mais de 45 mil profissionais de saúde da cidade. Mudas de ipê amarelo, guriri, pau-brasil, pitanga, grumixama, graviola, caju, acerola, aroeira e amora foram doadas por familiares e amigos das vítimas, respeitando o bioma local da Alameda, a vegetação nativa de restinga.

De acordo com a arquiteta Isabelle de Loys, adotante da Alameda Sandra Alvim, serão três bosques no total, organizados por espécies: ipês, frutas e pau-brasil: “A ideia é fazer com que os Bosques da Memória sejam espaços acolhedores para que se possa homenagear aqueles que se foram e todos aqueles que trabalharam bravamente. Plantar uma árvore é tambem uma forma de renascer“.

Advertisement

Para a realização dos plantios, a Fundação Parques e Jardins preparou os berços que irão receber as novas mudas, além de fornecer equipamentos, hidrogel e terra adubada.

Bosques da Memória

As entidades Rede de ONG’s da Mata Atlântica (RMA), Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e Pacto pela Restauração da Mata Atlântica se uniram e idealizaram um projeto de alento e solidariedade às famílias enlutadas, criando os Bosques da Memória.

Os plantios são apoiados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em alinhamento com as ações da Década da ONU da Restauração de Ecossistemas 2021-2030. É um esforço da ONU, com aprovação dos países-membros, para criar um movimento global de recuperação, reverter a perda de espécies e ajudar no cumprimento de metas de redução de emissões de carbono.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bosques em homenagem às vítimas da Covid são inaugurados neste fim de semana no Recreio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui