Botafogo terá museu com farol de 30 metros que iluminará o céu do Rio

Projeto será apresentado em dezembro; inauguração coincidirá com os 80 anos da fundação do Botafogo de Futebol e Regatas, a partir da fusão entre Club de Regatas Botafogo e Botafogo Football Club, em 1942

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Farol de 30 metros iluminará o céu do Rio de Janeiro com a Estrela Solitária
Farol de 30 metros iluminará o céu do Rio de Janeiro com a Estrela Solitária (Foto: Divulgação)

A história do Botafogo de Futebol de Regatas, um dos maiores clubes do futebol mundial, está prestes a ser contada como merece. No dia 8 de dezembro, às 10:30h, o Clube da Estrela Solitária vai iniciar o projeto do Museu Botafogo, em evento para convidados do Clube, em General Severiano. São esperados ídolos, ex-atletas e botafoguenses ilustres no Salão Nobre do casarão.

O Museu Botafogo vai ocupar uma área total de 1500m2, na sede histórica do Clube, e terá sua primeira fase inaugurada em Dezembro de 2022. Com destaque para o futebol, o equipamento trará em seu percurso museológico uma homenagem especial ao gênio das pernas tortas, Garrincha.

Os torcedores também poderão se engajar no projeto da construção através de uma campanha de crowdfunding, a ser lançada em Março de 2022.

Iniciamos agora o caminho para a realização deste sonho, que não é só da Diretoria do Clube, mas de toda a torcida botafoguense. Acreditamos que o Museu Botafogo fará reviver em General Severiano tempos gloriosos“, afirma Marcelo Fernandes, CEO da Mude Brasil.

Advertisement

O Museu Botafogo é fruto da parceria firmada entre o clube com a empresa Mude, que já concebeu e implementou 17 museus em seis países, entre eles os do River Plate, Boca Juniors, Benfica, Juventus, Wembley e o Museu da Conmebol. Com este empreendimento, o Botafogo quer alçar General Severiano ao patamar dos grandes museus de clubes do mundo.

Abrangendo diversas áreas temáticas, experiências audiovisuais e atrações interativas, o Museu Botafogo contará a história dos ídolos e glórias do Clube, sem esquecer do amor e da superstição que definem tão bem a relação com sua torcida. A arquitetura do casarão histórico será valorizada no projeto e um dos destaques que prometem impactar o público mesmo antes da entrada é um farol que, do alto de seus 30 metros, resplandecerá a estrela solitária.

A Coordenação do Projeto está a cargo de Ricardo Macieira, arquiteto e ex-Secretário Municipal de Cultura do Rio.

unnamed 56 Botafogo terá museu com farol de 30 metros que iluminará o céu do Rio
Área dedicada a homenagear os alvinegros que serviram à seleção brasileira – crédito Mude Brasil


Localizado num prédio neoclássico, ícone na paisagem carioca, o Projeto do Museu Botafogo, ultrapassa a simples função de guardar e preservar uma história secular e gloriosa. Ele vai contar a nossa história, não a do Botafogo do aqui e agora, mas o conto do clube de todos, de todos nós, em todos os tempos. Entre o passado e o futuro, tecnologia e emoção, o Museu Botafogo terá no seu acervo, a nossa paixão. Entre conquistas e ídolos, o Museu Botafogo vai expor este nosso amor, que jamais será calado.”, conta Ricardo Macieira, Arquiteto Coordenador e Curador do Museu Botafogo.

A data escolhida para apresentar o projeto não poderia ser mais emblemática, 8 de dezembro marca o dia de fundação do Botafogo de Futebol e Regatas, a partir da fusão entre Club de Regatas Botafogo e Botafogo Football Club, no ano de 1942. Deste modo a inauguração do Museu Botafogo está prevista para 8 de dezembro de 2022, como parte das comemorações pelos 80 anos do Clube.

Para o presidente do Botafogo, Durcesio Mello, o Museu Botafogo é um marco não apenas para os milhões de alvinegros, mas também para a cidade do Rio de Janeiro.

O Museu Botafogo é um antigo sonho. Um museu inovador, interativo e moderno, que conversa com todos os públicos. E que, além da importância cultural, vai orgulhar nossos milhões de torcedores e atrair visitantes nacionais e estrangeiros, fortalecendo a Marca Botafogo. Faço questão de agradecer à Secretaria Estadual de Cultura do RJ, nossos parceiros TIM e Mude Brasil, e ao nosso curador Ricardo Macieira, que fizeram este sonho ser possível. Estou muito animado com o lançamento desse projeto e ansioso para vê-lo se tornar realidade.” , afirma Durcesio Mello, Presidente do Botafogo.

unnamed 57 Botafogo terá museu com farol de 30 metros que iluminará o céu do Rio
Projeção de instalação 3D no hall de entrada do novo Museu Botafogo – crédito Mude Brasil

Em 2021, a presidência do Clube estabeleceu como prioridades o projeto do Botafogo S.A. e o regresso do time à Série A do Campeonato Brasileiro, feito alcançado com o título de campeão da Série B. Agora, o Botafogo avança para ser um dos primeiros clubes de futebol do país a estruturar-se de acordo com a nova Lei 14.193/21, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional.

A realização do Museu Botafogo é outro passo decisivo nesse processo de reestruturação e modernização do Clube. A nova casa da torcida alvinegra desponta como símbolo de um futuro promissor e, especialmente, da valorização do imenso legado que a história do Botafogo representa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Botafogo terá museu com farol de 30 metros que iluminará o céu do Rio
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. É um contracenso vermos alguns autonominados protetores dos animais na defesa da proibição de fogos porque os estampidos sonoros afetam, agridem os animais e, no entanto, a iluminação da cidade (tanto quanto) que agride animais especialmente mudando comportamento deles. Inclusive tem matéria de vídeo sobre o sabiá que passou a cantar mais e mais cedo na madrugada.
    Na verdade por parte desses indivíduos há apenas o interesse de defender seus interesses nos animais de quatro patas, não os pássaros – muitos dos quais ainda engaiolados em pleno século XXI.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui