Brasil tem mais de 10 jogadores ligados ao futebol carioca com chances de ir à Copa; confira

De Thiago Silva a Vini Jr, a seleção brasileira comandada por Tite deverá ter alguns nomes com passagens pelos clubes do Rio no Mundial do Catar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vini Jr. comemorando gol pelo Brasil contra o Chile no Maracanã - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Nesta sexta-feira (01/04), foi realizado o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2022, que acontece entre novembro e dezembro no Catar, na Ásia. Cabeça de chave do Grupo G, o Brasil terá pela frente Sérvia, Suíça e Camarões (confira todos os grupos no fim da matéria).

O escrete canarinho, comandado pelo técnico Tite, jogará a 1ª fase do torneio nos dias 24/11 (Sérvia), 28/11 (Suíça) e 02/12 (Camarões). Os horários e locais dos jogos ainda serão definidos.

Com boa parte do elenco já definido, o DIÁRIO DO RIO lista para você alguns nomes que atuam ou já passaram pelo futebol do Rio de Janeiro e têm chances de integrar a lista dos 23 (ou 26, caso a Fifa amplie o número) convocados.

Confira

Recém contratado pelo Flamengo, o goleiro Santos, ex-Athletico-PR, foi titular da seleção brasileira nas Olimpíadas do ano passado e esteve presente na última convocação, nos jogos contra Chile e Bolívia pelas Eliminatórias. Sua ida à Copa, porém, não é fácil, uma vez que enfrenta a concorrência de Alisson, Ederson e Weverton, provavelmente o trio de arqueiros que irá ao Catar. Boas atuações no Rubro-Negro carioca, porém, podem ser cruciais para tentar de última hora garantir a vaga.

Advertisement
51347080276 258c933e1e k 1 Brasil tem mais de 10 jogadores ligados ao futebol carioca com chances de ir à Copa; confira
Santos em ação pela Seleção – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Na zaga, há 3 nomes praticamente garantidos: Éder Militão, Marquinhos e Thiago Silva. Este último, um dos pilares do sistema defensivo brasileiro há mais de uma década, além de ser carioca, teve passagem marcante pelo Fluminense entre 2006 e 2008, sendo vice-campeão da Libertadores em seu último ano de clube. Aos 37 anos, é constantemente lembrado pelos torcedores tricolores em relação a um possível retorno, o que pode, sim, se tornar realidade em breve, uma vez que seu contrato com Chelsea-ING termina em junho de 2023.

E, por falar em Fluminense, Nino é um dos nomes observados pela comissão técnica da Seleção para ocupar a 4ª e última vaga da zaga para a Copa, que está em aberto. Um dos destaques do Tricolor, o defensor, assim como Santos, também foi titular nos Jogos Olímpicos e, por mais que hoje seja considerado um ”azarão” na disputa com nomes como Gabriel Magalhães e Felipe, por exemplo, é uma das possibilidades.

1648839888808059 Brasil tem mais de 10 jogadores ligados ao futebol carioca com chances de ir à Copa; confira
Respectivamente, Thiago Silva e Nino em ação pela Seleção – Fotos: Lucas Figueiredo/CBF

Já no setor de meio de campo, mais precisamente na ”volância”, Fabinho, do Liverpool-ING, se consolidou como reserva imediato de Casemiro. Embora nunca tenha atuado pela equipe profissional, o jogador fez toda a sua trajetória na base do Fluminense e é tido como um ”moleque de Xerém”.

Um pouco mais à frente, como segundo volante, 2 nomes ligados ao futebol carioca praticamente disputam uma vaga: Bruno Guimarães e Gerson. Enquanto o primeiro, nascido na Cidade Maravilhosa e com base no Audax-RJ, atua pelo Newcastle-ING e se destacou na goleada brasileira sobre a Bolívia na última terça-feira (29/03), inclusive marcando um bonito gol, o segundo, natural de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, brilhou no Flamengo entre 2019 e 2021 e, deste então, defende o Olympique de Marselha-FRA, onde também tem feito boas atuações. Neste momento, a vaga tende um pouco mais para Bruno, mas ainda está totalmente em aberto.

1648840168186351 Brasil tem mais de 10 jogadores ligados ao futebol carioca com chances de ir à Copa; confira
Respectivamente, Fabinho, Bruno Guimarães e Gerson em ação pela Seleção – Fotos: Lucas Figueiredo/CBF

No setor ofensivo do meio de campo, mais precisamente na armação de jogadas, está a principal contribuição carioca para a Seleção. Titular da posição, Lucas Paquetá, revelado pelo Flamengo e atualmente do Lyon-FRA, tem deixado ótima impressão na Seleção, sempre com atuações bastante regulares. Seu reserva imediato é Philippe Coutinho, ex-Vasco e hoje no Aston Villa-ING. Após um período com futebol em baixa e sem ser convocado, voltou a ser lembrado por Tite e vai retomando a confiança. Caso não ocorra nenhuma grande surpresa até a Copa, ambos devem estar no Catar.

A outra opção para o setor, mas que caiu de produção nos últimos meses, é Everton Ribeiro, do Flamengo. O jogador, peça importantíssima na ótima temporada de 2019 do Rubro-Negro, tem o apreço da comissão técnica da Seleção, mas suas atuações no time carioca, embora não totalmente ruins, têm sido aquém do esperado para conseguir estar na Copa.

1648840405977484 Brasil tem mais de 10 jogadores ligados ao futebol carioca com chances de ir à Copa; confira
Respectivamente, Lucas Paquetá, Philippe Coutinho e Everton Ribeiro em ação pela Seleção – Fotos: Lucas Figueiredo/CBF

Por fim, no ataque, das 4 vagas supostamente reservadas para os pontas, um deles é totalmente ligado ao RJ: Vini Jr. O jogador, nascido em São Gonçalo e revelado pelo Flamengo em 2017, na mesma geração de Paquetá, defende atualmente o Real Madrid-ESP é considerado por muitos como o brasileiro em melhor fase atuando na Europa no momento. Ele concorre diretamente com Neymar por uma vaga no lado esquerdo do setor ofensivo entre os titulares, enquanto Antony e Raphinha são os favoritos a irem à Copa como opções pela ponta-direita.

51959254266 dd61a71be6 k 1 Brasil tem mais de 10 jogadores ligados ao futebol carioca com chances de ir à Copa; confira
Vini Jr. em ação pela Seleção – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Já na referência, como ”camisa 9”, está a principal incógnita que Tite terá que definir. Teoricamente são duas vagas para essa função, e o Brasil tem pelo menos 7 atletas concorrendo. Com relação ao Rio, são eles Gabigol, principal nome do Flamengo nos últimos anos; Pedro, seu reserva imediato no Rubro-Negro e que conta com a simpatia de Tite – embora hoje seja o nome mais improvável para o setor; e Richarlison, que se destacou pelo Fluminense entre 2016 e 2018 antes de rumar ao futebol inglês, onde atualmente defende o Everton-ING.

1648841173732692 Brasil tem mais de 10 jogadores ligados ao futebol carioca com chances de ir à Copa; confira
Respectivamente, Gabigol, Pedro e Richarlison – Fotos: Lucas Figueiredo/CBF

Copa do Mundo 2022

Grupo A
Catar
Equador
Senegal
Holanda

Grupo B
Inglaterra
Irã
Estados Unidos
Escócia ou Ucrânia ou País de Gales

Grupo C
Argentina
Arábia Saudita
México
Polônia

Grupo D
França
Austrália ou Emirados Árabes Unidos ou Peru
Dinamarca
Tunísia

Grupo E
Espanha
Costa Rica ou Nova Zelândia
Alemanha
Japão

Grupo F
Bélgica
Canadá
Marrocos
Croácia

Grupo G
Brasil
Sérvia
Suíça
Camarões

Grupo H
Portugal
Gana
Uruguai
Coréia do Sul

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Brasil tem mais de 10 jogadores ligados ao futebol carioca com chances de ir à Copa; confira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui