Breve história do bairro da Gamboa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Gamboa, bairro dono de um passado de glórias, passou por um tempo de menos brilho. Contudo, recentemente, com as mudanças na Região Portuária, voltou a viver merecidos dias de destaque.

Durante o final do século XVIII e boa parte do século XIX, a região onde hoje fica o bairro da Gamboa era um dos locais preferidos da aristocracia carioca.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca

“A proximidade do mar, do porto, as belezas naturais. Além da tranquilidade do local atraiam pessoas com bastante poder aquisitivo para a região da Gamboa”, pontua o historiador Maurício Santos.

Advertisement

Não à toa que na região onde hoje fica o bairro da Gamboa foi erguido Cemitério dos Ingleses, uma das mais antigas necrópoles do Brasil.

pintura da Gamboa 1882 Breve história do bairro da Gamboa
pintura da Gamboa, 1882

A partir do final do século XIX, a Gamboa foi perdendo seu status. Neste período, a aristocracia passou a ocupar os bairros do Catete, Glória, Flamengo, Botafogo e Laranjeiras, fugindo da proximidade com o porto – que antes era um atrativo.

Com o fim da Guerra dos Canudos, em 1897, a Gamboa, através de um incentivo do Estado, recebeu um grande número de soldados que lutaram nesta batalha. Esses homens, com suas famílias, passaram a ocupar a área, principalmente o Morro da Providência”, conta Maurício Santos.

Já em 1981, a região foi oficializada como bairro. O bairro da Gamboa. Por um tempo, a região cresceu de forma desordenada e sem muitos recursos públicos ou privados.

Todavia, mais recentemente, o bairro ganhou muitos atrativos, sobretudo, ligados às reformas em toda a Região Portuária. Cidade do Samba, Vila Olímpica e AquaRio ficam na Gamboa.

Cais do Valongo também fica na Gamboa Breve história do bairro da Gamboa
Cais do Valongo também fica no Bairro

A cidade, hoje em dia, é bem diferente do que era nos séculos XVIII e XIX, mas a Gamboa segue com sua importância no Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Breve história do bairro da Gamboa
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui