Breve história do Bairro de Paciência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
atual Estação Paciência

Normalmente lembrado por conta da violência e ausência do Poder Público, o bairro de Paciência tem muito mais para contar. Local de pessoas honestas e batalhadoras, a região tem uma história de nobreza.

O curioso nome, que rende piadinhas prontas, vem do antigo Engenho da Paciência, de João Francisco da Silva. Foi a fazenda de cana-de-açúcar mais antiga e importante existente no Brasil naquele período.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca

Considerando que um dos maiores produtos brasileiros por séculos foi a cana-de-açúcar, isso significa muita coisa. A região era extremamente importante.

Advertisement

Segundo o historiador Arnaud Chagas, a origem do nome tem uma curiosa história. Na fazenda havia um local para descanso dos cavalos cansados da longa viagem até chegar à Santa Cruz. Muitas vezes, os animais eram substituídos por outros que estavam mais aptos a fazer o caminho de volta. Essa pausa, às vezes, demorava. O Imperador Dom Pedro I, na ânsia de partir, ficava irritado, reclamando da demora. As pessoas diziam a ele: “Paciência, Imperador, paciência…”.

imagem da antiga Fazenda Real depois Imperial em Santa Cruz Breve história do Bairro de Paciência
imagem da antiga Fazenda Real, depois Imperial, em Santa Cruz

O Engenho e a fazenda ficavam na Estrada Real de Santa Cruz. No início do século XIX, era lá que se hospedavam príncipes e nobres, nas excursões à Fazenda Real, em Santa Cruz.

Já em outro período histórico, em 1897, foi construída a Estação Paciência, uma das mais modernas da época. A passagem da linha do trem ajudou a dar à região um aspecto mais urbano.

trem chegando em Paciência Breve história do Bairro de Paciência
trem chegando em Paciência

Contudo, o grande boom na urbanização se deu na década de 1950, com o surgimento de grandes loteamentos, como o Jardim Sete de Abril, a Vila Geni e o Jardim Vitória.

Na Avenida Brasil, foi implantado o Conjunto Jardim Palmares, o Distrito Industrial de Palmares, na divisa com Campo Grande e Conjunto Manguariba, próximo ao bairro de Santa Cruz. Outros marcos na história do bairro de Paciência.

atual Estação Paciência 1 Breve história do Bairro de Paciência
atual Estação Paciência

 

Mais tarde, com menos organização, cresceram comunidades como Três Pontes, Divineia, Roberto Moreno e Nova Jérsei.

Atualmente, Paciência segue com sua importância local e histórica. Que esse passado rico ilumine sempre o presente e o futuro do bairro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Breve história do Bairro de Paciência
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente a explanação sobre o bairro da Paciência, informando tanto histórico quanto geográfico. Eu, particularmente não sabia da importância desta região para o estado do RJ. Fico assaz agradecido dessas plausíveis informações.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui