Breve História do Réveillon de Copacabana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma das maiores festas de ano novo no mundo acontece na cidade do Rio de Janeiro, conheça um pouco mais sobre a história do Réveillon de Copacabana.

Ano Novo em Copacabana 1981 1 Breve História do Réveillon de Copacabana

O início dessa grande festa foi nos anos 1970. Em proporções bem menores, umbandistas, nos anos 1970, iam para a Praia de Copacabana, vestidos de branco, para saudar Iemanjá com oferendas levadas ao mar antes da meia-noite.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Era bonito ver a orla ocupada pelos terreiros e a noite iluminada por velas. O furdunço não excluía ninguém. Conheço ateus, católicas, crentes, budistas, flamenguistas, tricolores, bacalhaus e botafoguenses que, por via das dúvidas, garantiam ano bom recebendo passes de caboclos e pretas velhas nas areias, com direito a cocares, charutos e sidra de macieira”, escreveu o historiador Luiz Antônio Simas.

Na década seguinte, em meados de 1980, também de forma discreta, começou a famosa queima de fogos. No extinto hotel Meridien, do alto dos 39 andares, uma cascata de fogos de artifício era lançada e descia pelo arranha-céu. Outros hotéis, vendo que essa ideia aumentava o movimento do turismo, passaram a adotar a prática. Com o passar do tempo, a festa só cresceu.

Advertisement
Cascata do Meridien

No início dos anos 1990, a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, que à época era comandada por Cesar Maia, passou a dar uma organização maior à festa e fez a mesma ficar ainda mais imponente, instalando palcos para shows nas areias de Copa. O show de estreia, em 1993, contou com Jorge Ben e Tim Maia. O objetivo dos shows era evitar que todos saíssem ao mesmo tempo da praia, causando gargalos nas vias.

O sucesso foi duplo: a saída se deu de forma espaçada por 2 horas, sem o tumulto de antes. As críticas foram muitas, de que com isso o réveillon se descaracterizava, pois devia ser uma festa religiosa junto ao mar e de queima de fogos e nada mais.

No ano seguinte o show de Rod Stewart bateu recordes de público e espaçou ainda mais a saída do réveillon por 3 horas. Finalmente, o Tributo a Tom Jobim – com Gal, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Paulinho da Viola – consolidou o réveillon com shows. Mas havia a necessidade de transformar a queima de fogos num espetáculo da mesma qualidade. A queima de fogos foi criada pelos empresários Ricardo Amaral e Mariu’s.

Rod Stewart em Copacabana Breve História do Réveillon de Copacabana
Show do Rod

Dos 8 a 10 minutos anteriores, o tempo foi dobrado para 20 minutos e a qualidade e diversidade dos fogos, também. Um problema técnico na queima de fogos do ano 2000, gerando uma morte e vários feridos, terminou por exigir o uso de balsas, o que passou a ocorrer no réveillon de 2001-2002. Finalmente ocorreu o previsto: o réveillon passou a concorrer com o carnaval na ocupação da rede hoteleira e virou um atrativo turístico.

Em 2015, o tema foi o centenário do samba e os jogos Olímpicos Rio-2016. Seu Jorge e Zeca Pagodinho foram as principais atrações.

Lançamento da Marca Rop 2016 Breve História do Réveillon de Copacabana

No ano de 2018, o tema da festa em Copacabana é “o jeito de ser do carioca”.

E a virada de 2019 para 2020 promete. Feliz ano novo!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Breve História do Réveillon de Copacabana
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Sou carioca com muito orgulho , e o evento da passagem de ano na praia de Copacabana é lindíssimo a tendência é ficar cada ano mais aprecioado, por nois e pelos turistas , só perde para o Carnaval carioca , à festa é de todos sem diferença a orla e imensa cabe todo tipo de Cultura, credo , raça e opção sexual, o hotel Meridian deixa boas lembranças registradas , não tenho coragem de ir para as areias mais sonho em assistir de algum lugar este evento .

  2. É espetacular, eu sendo carioca da gema fui várias vezes, e em todas as fases deste especulo. E digo mais, quem não foi vá.
    É muita energia positiva, gente de todo canto se confraternizando sem preconceito sem medo aí indo pra saber.

  3. Há um parágrafo cuja interpretação pode gerar mal entendidos! Quanto diz que outros hotéis da orla, “vendo o sucesso da cascata do Meridien, resolveram adotar a mesma prática”, torna o entendimento confuso, pois dá a entender que os hotéis tbm fizeram suas cascatas, o que não é verdade! Até onde lembro, os outros hotéis, passaram a promover espetáculos pirotécnicos, colaborando muito pra embelezar a festa! Mas a inesquecível cascata do Meridien, enquanto existiu, foi a unica!

    • Foi um momento inesquecível entre a Bolsa, a cascata do Meridien, uma diversão tão saudável que foi espetacular estar lá, sou da Argentina, mas estou no Rio desde 1978 para passar muitas coisas inesquecíveis como o velho Sambódromo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui