BRT da Transoeste usará ônibus comuns

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

De acordo com o blog do Edmilson Ávila, o interventor no no Consórcio Operacional BRT, Luiz Alfredo Salomão, colocará em prática o plano emergencial para complementar a frota do corredor Transoeste com veículos convencionais. A razão seria o número insuficiente de ônibus articulados na Transoeste.

Os ônibus convencionais farão apenas serviços diretos, sem paradas, entre o Terminal Alvorada e as estações de Mato Alto, Pingo D’Agua e Santa Cruz. Os novos serviços contarão com pontos de embarque especiais, fora das atuais plataformas, e não terão custos adicionais para os passageiros. A medida deve durar até que as atuais empresas possam cumprir a entrega de veículos articulados em número suficiente ou até que que novos operadores, selecionados em licitação, possam atender às demandas dos passageiros de forma satisfatória.

O compromisso das empresas do BRT era de fornecer 429 veículos. Atualmente, este número varia entre 200 e 260 veículos por dia.

Já o consórcio diz que a medida “pode ser considerada um retrocesso para a mobilidade urbana, uma vez que descaracteriza um projeto adotado com sucesso em 171 cidades no mundo“. E que a utilização de ônibus convencionais nos corredores BRT contraria a concepção de um sistema de alta capacidade que opera em pistas exclusivas “com pagamento antecipado, embarque em nível e rápido em veículos com capacidade de até 180 passageiros por quatro entradas (em até 30 segundos)“. Anda segundo o consórcio, a troca por ônibus tradicionais elevaria o custo de operação sem um ganho de eficiência.

Advertisement

O texto também afirma que a prefeitura não tem cumprido obrigações legais após o período de intervenção, sem solucionar problemas como calotes, vandalismo e condições precárias das pistas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp BRT da Transoeste usará ônibus comuns
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui