BRT: levantamento da Prefeitura mostra que menos da metade da frota está em circulação

Segundo fiscalização da secretaria de transporte, foram encontrados apenas 199 veículos, em vez dos 413 previsto em contrato

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ônibus do BRT trafega lotado e com as portas abertas na Avenida das Américas, no Recreio, Zona Oeste do Rio - Daniel Castelo Branco

Um estudo feito pela Prefeitura do Rio, através da Secretária Municipal de Transportes (SMTR) sobre a frota de BRTs disponível e as condições dos veículos articulados revelou que, nos dias úteis de janeiro, houve queda contínua da quantidade de ônibus em circulação na cidade. A situação se agravou muito nos últimos 4 anos. Atualmente, a frota em operação corresponde a menos da metade da frota determinada.

A análise foi realizada com base em dados operacionais fornecidos pelo BRT e complementada com um esforço da SMTR para a retomada da análise dos dados de GPS de ônibus e BRTs da cidade, que permitem monitorar o posicionamento dos veículos por satélite, e o acompanhamento online da frota em circulação.

Segundo a pasta de transportes do Rio, fiscais fizeram vistorias em 136 estações de BRT e nas garagens dos ônibus articulados. Foram encontrados apenas 199 veículos, em vez dos 413  estipulados na frota determinada, conforme previsto em contrato. O consórcio BRT Rio alega que a frota disponível no fim de 2020 era de 306: oito foram queimados, 94 estão quebrados e falta capacidade financeira para a manutenção.

BRT entra em greve

Advertisement

Na última segunda-feira (01/02), o BRT Rio foi paralisado nos seus três corredores, Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.

A SMTR informou que começou a desenvolver uma ferramenta de compartilhamento de informações sobre o BRT, com dados sobre cada corredor, com três escalas de prioridade: urgente (necessita de ação imediata); alta (ação extraordinária); e média (manutenção dos protocolos em vigor).

Estamos cobrando do BRT Rio, que administra o modal, melhorias no serviço prestado à população e o cumprimento do contrato. Teremos novas reuniões com a empresa para buscar soluções“, afirmou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

Além da nova ferramenta, a Prefeitura anunciou vai criar um comitê executivo de gestão integrada do BRT. O grupo será composto por representantes das secretarias municipais de Transportes, Ordem Pública, Conservação, Assistência Social e Especial de Políticas e Promoção da Mulher. Também farão parte as subprefeituras, CET-Rio e Comlurb. O objetivo é aumentar a capacidade de intervenção e priorizar ações conjuntas. O comitê executivo fará reuniões mensais para monitorar a situação operacional do BRT.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp BRT: levantamento da Prefeitura mostra que menos da metade da frota está em circulação
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui