BRT, ou não BRT

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

BRT PontalEssa é a questão. E infelizmente na maioria dos debates a questão é tratada de forma superficial e amadora. Os críticos do sistema de ônibus em pistas segregadas parece se inspirar na postura parcial dos nossos governantes. Com a única diferença sendo que um é parcial para defender o sistema, o outro parcial para criticar o sistema. Levando dessa maneira a absurdos como a menção de que um BRT pode transportar 900 mil pessoas no corredor da Av. Brasil, ou que Bogotá e Curitiba erraram ao escolher o BRT e agora pagam o preço de tal escolha.

A verdade é que para cada problema de mobilidade existem varias soluções, e todas têm vantagens e desvantagens, seja em termos de capacidade, custo, sustentabilidade, segurança, e por ai vai. As criticas de superlotação ao corredor TransOeste, o primeiro em operação, são absolutamente devidas e devem ser levadas a sério. Mas quanto tempo levaria para construir no local destes um sistema metroferroviário? E valeria a pena financeiramente? Certamente a capacidade do corredor ainda não chegou ao limite, cabendo pressão para que sejam colocados mais veículos e com intervalos menores. Já quanto à falta de segurança, a grande maioria dos acidentes esta sendo causada por outros veículos e pessoas que desrespeitam as normas de transito.

Em outros casos a polêmica é ainda maior, especialmente no que tange BRT vs. Metrô. Os dois casos são o corredor TransCarioca, originalmente planejado como linha 6 do metrô, mas nunca tirado da gaveta. E o trecho entre o Jardim Oceânico (local aonde chegará a Linha 4 do Metrô) e o terminal Alvorada (onde três BRT’s terão estação). Em ambos os casos a demanda projetada está além do volume diário razoável para um sistema destes. E em ambos os casos há antigos planos para a construção de ligações metroviárias.

Advertisement

Isso não muda o fato que essas ligações nunca foram construídas e que a cidade convive dia após dia com engarrafamentos mais monstruosos. A mobilidade urbana do Carioca é cada vez mais limitada. A pergunta “BRT ou Metrô?” equivale a grosso modo a: “Uma melhoria menor para mais gente, ou uma melhoria maior para pouca gente?”. Pois uma coisa é certa e não é preciso debate. O BRT é muito mais barato e rápido de ser construído que o Metrô.

Frente a essas questões a meu ver o debate deveria evoluir, principalmente no que se refere a dimensão de tempo. Que se execute a construção dos BRT’s conforme previsto pela prefeitura até 2016. E que se comece a discutir hoje quais as melhorias necessárias para o período pós Olimpíadas. Porque 40 anos de investimento quase zero não serão remediados em um oitavo desse tempo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp BRT, ou não BRT
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui