BRT terá espaço destinado às mulheres em horários de pico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta segunda-feira, dia 15/04, uma determinação assinada pelo interventor no Sistema BRT do Rio estabeleceu que os ônibus do BRT vão ter espaço exclusivo para mulheres nos horários de pico, como acontece no metrô.

O espaço exclusivo para mulheres será nos períodos de 5h às 7h, e de 17h às 20h. Nos ônibus articulados, os homens deverão ficar no compartimento da frente, e as mulheres, no de trás. Nos ônibus convencionais, homens ficarão na parte de trás, enquanto as mulheres, na frente. Nestes veículos, os espaços para cada gênero serão delimitados por uma faixa vermelha no teto.

A resolução foi publicada em atendimento à Lei Municipal 6274/2017, de autoria da vereadora Verônica Costa, que estabelece a reserva de espaços femininos também nos ônibus do sistema BRT tal qual implantado pelo metrô.

De acordo com a resolução, os homens que desrespeitaram a medida “serão retirados pelos controladores de tráfego e proibidos de prosseguir naquela viagem”.

Advertisement

No primeiro momento, os infratores não serão multados. Multas só serão aplicadas quando for possível “avaliar o processo de implementação dos espaços reservados pela via de informação e educação dos passageiros”, diz a resolução.

As empresas que operam o consórcio têm até o dia 25/04 para adesivar as portas dos ônibus informando a mudança.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp BRT terá espaço destinado às mulheres em horários de pico
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui