O analista político do DIÁRIO DO RIO, atual secretário de Infraestrutura e Obras do estado do Rio de Janeiro e presidente nacional da Juventude Democratas, foi eleito neste sábado, 14/2, presidente da Juventude da União Democrata Internacional (IYDU), que reúne a juventude dos partidos políticos de centro e centro-direita de mais de 60 países.

Alguns dos partidos que integram a IDU, organização-mãe da IYDU, são o Partido Republicano dos EUA, o Partido Conservador do Reino Unido, o partido da CDU da Alemanha de Angela Merkel, o Partido Liberal da Austrália, o Partido Conservador do Canadá, o Partido Popular Espanhol, entre outros da Ásia, África e na América Latina, como o PRO na Argentina e o Democratas no Brasil.

Em 2014, Bruno Kazuhiro começou a participar quando foi eleito presidente nacional da Juventude Democratas, e, representando a JDEM, foi eleito vice-presidente da IYDU. Em 2015, foi eleito presidente adjunto, o “número 2” da instituição, e assim ficou até 2018, quando passou a ser o tesoureiro, e agora  está sendo eleito presidente, principal posição.

É a primeira vez que um brasileiro é eleito, e também é a primeira vez que o Democratas tem a presidência dessa Juventude. O DEM nunca teve a presidência de uma juventude internacional. Também é destaque sua votação, 42 de 45 voto possíveis. Os presidentes anteriores foram eleitos com 35,35 e 38 respectivamente.

Me sinto honrado de ter meu trabalho reconhecido por jovens líderes de 45 países e mais ainda por ser o primeiro brasileiro eleito para esta posição. Agradeço a todos que me auxiliaram a obter essa vitória e creio que muitos outros jovens brasileiros talentosos e esforçados podem obter esse tipo de representatividade se forem apoiados. Vamos batalhar por isso“, disse ao DIÁRIO DO RIO o novo presidente da IYDU.

A IYDU defende valores como a democracia, liberdade, justiça, o Estado Democrático de Direito, a redução da desigualdade de renda e o livre mercado. Bruno Kazuhiro acredita que se possa dizer que existem partidos mais humanistas de centro, como a CDU, e existem partidos mais conservadores de centro-direita, como o Partido Republicano dos EUA. O Democratas se encontra no meio desse espectro ideológico, e por isso é membro dessa instituição.

Atualmente, o ex-deputado José Carlos Aleluia, da Bahia do DEM, é vice-presidente da IDU, a organização-mãe.

Bruno acredita que seja uma oportunidade muito interessante de trazer novas ideias, intercâmbio de políticas públicas, e projetos interessantes que funcionaram em outros países que podem se adequar no Brasil a partir do diálogo com esses outros partidos. E, ao mesmo tempo, entende que seja uma oportunidade de gerar vagas e chances de jovens brasileiros do Democratas de participarem de eventos internacionais, fazerem cursos, se aculturarem e terem capacitações e treinamento.

Em mensagem a Kazuhiro, o governador Wilson Witzel (PSC) dise: “Um grande orgulho para todos nós. Parabéns e conte sempre comigo para seu sucesso e do Democratas um partido aliado de grande importância para a democracia“.

Nova diretoria da YIDU

Além de Bruno Kazuhiro do Brasil como presidente, a nova diretoria da YIDU tem um representante da Finlândia, como presidente adjunto, o secretário-geral é da Alemanha, e na antiga posição de Kazhiro, assume uma jovem da Grécia.

O secretario informou que passagem e estadia foram pagas por seu partido.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui