Bruno Pontes: Conheça todos os formatos, tamanhos e cores dos charutos

Entenda como o formato e a escolha da capa podem potencializar sua degustação e torna-la mais prazerosa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Folhapress)

Como comentamos em nosso último post, fumar charuto é uma arte que se perpetua até hoje e existem diversos formatos e tamanhos de um charuto que determinam o tempo de fumada e sua experiencia na degustação. Charutos que utilizam menos folhas em sua composição e são mais finos, tendem a serem mais rápidos do que charutos com calibre maior. O tempo de degustação de um charuto pode variar de 10 minutos há 2 horas dependendo do tamanho escolhido.

De acordo com o formato, tamanho e corte, a sensação em boca durante uma degustação também muda, alguns degustadores preferem charutos figurados pela concentração de fumaça e sabor enquanto outra grande parte dos apreciadores prefere charutos parejos. Parejos são charutos de lado reto; eles podem ser redondos ou quadrados, o que significa que os lados do charuto foram pressionados antes da embalagem (Box Pressed) ou, em alguns casos, por pressão dentro da própria caixa. Existem alguns charutos no mercado mundial com 6 lados iguais no formato hexagonal feito por prensas nas fabricas.

Abaixo você verá os formatos parejos e figurados que você pode encontrar em diversos charutos.

ab2 Bruno Pontes: Conheça todos os formatos, tamanhos e cores dos charutos

Chamados de bitolas ou vitolas os formatos também variam em comprimentos e cepos diferentes e atendem a diferentes necessidades de um degustador.

Advertisement

Principais bitolas e seus tamanhos:

ab Bruno Pontes: Conheça todos os formatos, tamanhos e cores dos charutos

Nas fábricas de cuba podem existir dois tipos de bitolas:

  • Bitolas de galera: São nomes ou números usados dentro das fabricas para cada bitola. Eles se referem somente ao tamanho e as medidas de cada charuto.
  • Bitolas de saída: São nomes comerciais, usado para apresentar ao cliente final e que não se referem somente ao tamanho mas também se referem ao seu blend.

As bitolas de galera não devem ser confundidas com os nomes comerciais dados pelas fábricas aos charutos, tais como: Coronas, Churchills, Lonsdales, Robustos, Piramides, Perfectos, Torpedos etc. O formato mais peculiar que encontramos no mundo dos charutos sem dúvida é o culebras.

culebras2 Bruno Pontes: Conheça todos os formatos, tamanhos e cores dos charutos


Reza a lenda que esse formato foi criado para que os torcedores na sala de galera (local aonde são enrolados os charutos) levassem apenas uma quantidade limitada para a casa como pagamento.

Cores de capa

As capas de charutos podem ter uma ampla gama de cores, desde o mais pálido verde até o preto mais escuro. Assim como há sete cores básicas que compõem o arco-íris, há sete cores básicas e distintas entre as capas, com um número quase que indeterminado de tons entre cada cor.

As folhas de capa variam de cor devido aos muitos métodos de processamento do tabaco e à variedade de sementes de tabaco utilizadas. Além disso, a luz solar pode desempenhar um fator: uma capa cultivada à luz solar é tipicamente mais escura do que uma capa cultivada à sombra.

Da candela ao oscuro, as sete descrições de cores de capas normalmente usadas são: Duble Claro (também chamada candela).

Duble Claro (também chamada candela)

double claro Bruno Pontes: Conheça todos os formatos, tamanhos e cores dos charutos

Essa capa é verde clara, uma tonalidade criada por um processo de secagem rápida usando calor que trava a clorofila verde do tabaco. Anos atrás, esta capa era tremendamente popular nos Estados Unidos.

Claro

claro Bruno Pontes: Conheça todos os formatos, tamanhos e cores dos charutos

Uma cor bronzeada leve, conhecida por crescer em sombra sob tendas de pano, colhendo as plantas cedo. Em termos de sabor, essas capas têm pouco a oferecer e permitem que os sabores dos tabacos do miolo dominem o sabor do charuto.

Colorado Claro

colorado claro Bruno Pontes: Conheça todos os formatos, tamanhos e cores dos charutos

Avermelhada para o marrom; muitas vezes cultivado em luz solar direta, é dado mais tempo para amadurecer antes de ser colhida.

Colorado

colorado 1 Bruno Pontes: Conheça todos os formatos, tamanhos e cores dos charutos

O centro da escala de cores. Essas capas são de cor médio-marrom a marrom- vermelho e com sabor completo, embora macia e sutil em seu aroma. Estas capas são muitas vezes cultivadas à sombra.

Colorado Maduro

colorado maduro Bruno Pontes: Conheça todos os formatos, tamanhos e cores dos charutos

Mais escuro que o Colorado, mais claro que o Maduro. Essas capas são de cor médio-marrom a marrom-escuro.

Maduro

maduro Bruno Pontes: Conheça todos os formatos, tamanhos e cores dos charutos

Esta tonalidade pode variar de um marrom-avermelhado profundo a quase preto. Nas capas maduras as folhas são torradas em uma câmara de pressão ou fermentadas por mais tempo com um calor acima da média. Uma capa madura oferece um sabor significativo a um charuto: tende a ser leve em aroma, mas ter sabor robusto, quase doce.

Oscuro

oscuro Bruno Pontes: Conheça todos os formatos, tamanhos e cores dos charutos

Este tom de capa preto é alcançado deixando as folhas na planta o maior tempo possível, usando apenas as folhas do topo da planta, e fermentando-as por um tempo especialmente longo. Na maioria das vezes, de origem brasileira ou mexicana, As Capas de oscuro são muitas vezes ásperas, resultado da fermentação extra. Esta categoria é às vezes referida como “maduro duplo”.

E aí, curtiu os formatos e cores? agora é preparar seu cortador e maçarico e escolher a bitola e capa que melhor atende suas necessidades.

Boas baforadas!

Fontes: #1 Cigar Guide: Learn How To Cut, Light & Smoke Cigars Online (bespokeunit.com): Cigar Shapes, Sizes and Colors | Cigar Aficionado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bruno Pontes: Conheça todos os formatos, tamanhos e cores dos charutos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui