Nesta sexta-feira, 04/02, a Secretaria Municipal de Conservação participou de uma grande vistoria no Centro da Cidade e o Buraco do Lume se tornou a terceira área de excelência urbana da região. Quando da criação do Gabinete de Crise do Centro da Cidade pelo Prefeito Eduardo Paes, no início de seu mandato, começou a tática de “dominar para conquistar” áreas degradadas e caóticas do Centro. Na ocasião, anunciou-se que o projeto se expandiria, pouco a pouco.
Participaram da vistoria outros órgãos municipais, incluindo a presença sempre importante de Washington Fajardo, secretário de planejamento urbano da Prefeitura do Rio e maior defensor do Centro Histórico dentro da administração. Fajardo é o idealizador do elogiado projeto Reviver Centro, que planeja revitalizar a região.
Uma área de excelência urbana implica mais ações para o melhor funcionamento da região, entendendo e resolvendo os problemas locais, banindo o famigerado comércio irregular, e realizando importantes iniciativas de conservação.
Recentemente, o Largo da Carioca se tornou uma área de exelência urbana e, de acordo com a Prefeitura, “toda área do Largo da Carioca passou por uma limpeza geral por funcionários da Comlurb, que fizeram a varrição, limpeza de ralos, capina, roçada, pintura de postes, lavagem hidráulica com água de reuso, remoções de cartazes, colagens e pichações, limpeza de placas e podas de árvores. A Companhia trabalhou com 30 garis, que contaram com apoio de duas pipas d’água, quatro roçadeiras e uma van motobomba”. A primeira destas áreas foi a Cinelândia.
A Secretaria de Ordem Pública, informou que ainda realizou uma ação de ordenamento urbano no Largo da Carioca, que contou com equipes da Guarda Municipal e das coordenadorias de Controle Urbano (CCU) e de Licenciamento e Fiscalização (CLF). Ao todo, 10 ambulantes foram fiscalizados e dois deles foram notificados após irregularidades constatadas pelos fiscais. Uma tenda instalada sem autorização foi notificada e removida pelos responsáveis. Após a ação de ordenamento, a área ganhou um reforço no patrulhamento da Guarda Municipal com efetivo de 20 homens atuando no período diurno e noturno.
Além disso, “Na parte de iluminação da região, a Rioluz deu suporte à operação do Reviver Centro com 15 homens e 3 caminhões, usados em ações de limpeza e pintura de postes. Postes ausentes também foram reinstalados e as redes subterrâneas revisadas. Além desses serviços, 167 luminárias foram substituídas por novas em LED e outras 63 luminárias de LED já existentes receberam manutenção”.
As imediações do Buraco do Lume são consideradas as áreas mais nobres do Centro, o chamado “Centro Financeiro”. O Diário do Rio apurou que a prefeitura deve anunciar em breve uma grande reurbanização da região, que irá refazer calçadas destruídas, vias carroçáveis (hoje em paralelepípedos) e outras coisas que estão hoje em péssimo estado. Um exemplo é o cruzamento da rua da Quitanda com a rua São José, onde os paralelepípedos destruídos tornam quase impossível o tráfego de veículos e pedestres.
Os empresários da região têm se unido e atuado de forma constante na promoção do Centro e no controle dos trabalhos de zeladoria no bairro. Através da Aliança Centro, uma organização sem fins lucrativos formada por alguns dos maiores proprietários de imóveis da região – de Opportunity à São Carlos Empreendimentos – e também alguns dos maiores comerciantes locais – caso do Shopping Paço do Ouvidor – e condomínios comerciais – Cândido Mendes e Linneo de Paula Machado – os empresários têm monitorado a situação fática do centro histórico. Uma equipe especializada vistoria semanalmente todos os problemas da região, realiza relatórios, submete as queixas aos órgãos municipais responsáveis e monitora as soluções dadas e o percentual de sucesso.