Busca pelo nome de Crivella no Google cresce às vésperas da eleição

Procura por Eduardo Paes está estável. Pesquisas com os nomes de Martha Rocha e Benedita caíram

Foto: Alan Santos/PR

 


 

Uma matéria escrita por José Roberto de Toledo para o site da revista Piauí analisa a relação das buscas por nomes de candidatos no Google às vésperas das eleições e o impacto disso nas urnas. De acordo com os dados presentes no texto, na cidade do Rio de Janeiro, a procura pelo nome do atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) subiu nos últimos dias. Os demais prefeitáveis com chances de segundo turno, ou estão na lista de pesquisas estáveis ou em queda.


A matéria destaca que as buscas pelo nome do líder das pesquisas de intenções de votos, Eduardo Paes (DEM), seguem estáveis, enquanto as pelo nome do atual prefeito e candidato à reeleição, Marcelo Crivella (Republicanos), cresceram 24% na antevéspera do primeiro turno em comparação com duas semanas antes.

O texto pontua, ainda, que as pesquisas por Martha Rocha (PDT) e por Benedita da Silva (PT) diminuíram na reta final.

A analise, baseada no estudo feito por Keila Guimarães e Marco Túlio Pires, ambos funcionários do Google, sugere que essas buscas influenciam no resultado das urnas.

“Entre 30 de setembro e 6 de outubro, véspera do primeiro turno daquela eleição de 2018, Witzel foi o candidato que mais acelerou no interesse do eleitor do Rio de Janeiro. As buscas por seu nome cresceram 19 vezes na última semana. No dia da votação, ele registrava 23% mais interesse dos internautas no Google do que Eduardo Paes e mais do que o dobro de Romário, que os institutos de pesquisa apontavam como segundo colocado na preferência do eleitor”, destaca a matéria.

No Twitter, Marcelo Crivella também lidera as buscas. Uma pesquisa da rede social mostra que Crivella é o que mais recebeu menções na plataforma entre 1° de setembro e o meio dia desta sexta-feira (13/11). Em segundo lugar ficou Martha Rocha e Benedita da Silva aparece em terceiro.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui