Cresceu 569% em dezembro a venda de medicamentos relacionados ao tratamento da gripe, nas farmácias do Rio de Janeiro. O dado é um recorte realizado pelo Consulta Remédios, maior marketplace de farmácias do Brasil e reflete o cenário da evolução da variante H3N2, que a Secretaria de Estado da Saúde já classifica como epidemia. A comparação foi feita entre os dias 5 a 17 de dezembro e o mesmo período nos dois meses anteriores. Outro dado que chama a atenção no levantamento realizado pelo Consulta Remédios é o crescimento de 170% no número de usuários que visitaram páginas de produtos utilizados para o tratamento da gripe.
“Percebemos que as buscas por remédios relacionados aos sintomas da gripe tiveram uma disparada a partir do dia 5 de dezembro. Fizemos uma análise das vendas desses medicamentos no período, no Rio de Janeiro, e descobrimos esse pico. Completamente anormal e fora de época, como os casos da doença no estado“, diz a farmacêutica Francielle Mathias, do Consulta Remédios.
Os dados apurados pelo site são reflexo da explosão de casos de influenza que levam a uma epidemia causada pela presença da variante no estado fluminense. Na terça-feira (14) a Secretaria de Estado de Saúde informou um crescimento de 239% na média móvel de atendimentos para casos de síndrome gripal nas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual na comparação com os últimos 14 dias.