Cachaçaria de Campos dos Goytacazes coleciona prêmios nacionais e internacionais

Reconhecida por suas instalações e equipamentos de primeira linha e processo totalmente controlado, a cachaçaria Tellura vem ganhando cada vez mais destaque nas premiações

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cachaca Tellura | Foto: Victor Carnevale

A cachaçaria Tellura, que fica localizada em Campos dos Goytacazes, na Fazenda Abadia, é referência no Brasil. Reconhecida por suas instalações e equipamentos de primeira linha e processo totalmente controlado, a fábrica possui 4 alambiques de cobre com capacidade para produção de 600 mil litros de cachaça anualmente.

A cachaçaria produz quatro tipos de cachaça: Tellura Prata, premiada com duplo ouro na International Taste & Quality Institute (iTQi), de Bruxelas; Tellura Ouro, medalha de prata pelo Concurso Mundial de Bruxelas, em 2019; Tellura Jequitibá, premiada com medalhas de ouro e prata no San Francisco World Competition; e Tellura Amburana, que recebeu medalha de ouro na categoria madeiras brasileiras, durante concurso da Expocachaça 2019, conquistando a maior pontuação na categoria.

A fábrica da Tellura, que teve investimento de mais de R$ 10 milhões em tecnologia de ponta, conta com uma grande variedade de tipos de tonel, entre eles o de aço inoxidável, Jequitibá Rosa, Amburana e Carvalho, que permitem a realização de blends perfeitos para diferentes ocasiões e paladares.

Além disso, os alambiques de cobre permitem que a cachaça apresente maior leveza, quando comparados com o alambique de aço. Para garantir um paladar ainda mais aveludado e de maior qualidade, é utilizado apenas a fração da destilação correspondente ao coração da cana-de-açúcar.

Advertisement

O Alambique Tellura também está em constante preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, por isso aproveita todos os resíduos produzidos durante o seu processo de fabricação. O bagaço da cana de açúcar é queimado na caldeira para gerar o vapor, que é utilizado na destilação, e o restante é utilizado como alimentação animal, assim como as leveduras secas. Já o vinhoto é utilizado na fertirrigação dos canaviais.

A cachaçaria

Criada em 2015, a cachaçaria Tellura foi idealizada com o objetivo de produzir cachaça artesanal de qualidade, respeitando as normas de boas práticas de segurança e sustentabilidade, proporcionando uma nova experiência sensorial. Ao longo dos anos, a marca vem se aprimorando e ganhando destaque com suas produções.

Prêmios

San Francisco World Spirit Competiton
• Tellura Prata recebeu a medalha de ouro, o que significa um destilado excepcional; definindo padrão para a categoria.
• Tellura Jequitibá recebeu a medalha de prata, destacando-se entre os demais destilados, mostrando refinamento, delicadeza e complexidade, ficando igualmente entre os melhores da categoria.

Concours Mondial de Bruxelles – Spirit Selection
• Tellura Prata recebeu sua medalha de prata por qualidade e distinção especiais.

Prêmio Internacional ITQI
• O “iTQi Superior Taste Award” é o único selo de qualidade em sabor concedido por líderes de opinião, Chefes e Sommeliers com estrelas Michelin. Como o famoso guia Michelin, o iTQi não organiza uma competição; mas recompensa os produtos por seus próprios méritos. Somente aqueles que obtém pontuação acima de 70% recebem o Superior Taste Award.

Expocachaça
• Tellura Amburana foi agraciada com medalha a de prata na categoria ‘madeiras brasileiras’ em 2018 e Ouro com pontuação máxima em 2019.

International Wine & Spirit Competition
• O IWSC é um aclamado concurso que ocorre na Inglaterra desde 1969 premiando apenas os melhores produtos da indústria de bebidas. Tanto a Tellura Prata quanto a
Jequitibá obtiveram marcas acima dos 90 pontos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cachaçaria de Campos dos Goytacazes coleciona prêmios nacionais e internacionais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui