Caco Ciocler permanece em Vassouras para prestigiar de festival de Cinema

O ator e diretor palestrou ainda em um painel sobre direção audiovisual, e criticou ataques políticos à Lei Rouanet: “lógica burra”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O número de artistas continua a crescer no tapete vermelho do primeiro Festival de Cinema de Vassouras. O ator e diretor Caco Ciocler chegou ao Vale do Café, nesta quarta-feira (25/5) para exibir seu filme “O Melhor Lugar do Mundo é Agora”, participar das atividades paralelas do evento, e aproveitou para ficar na cidade até o encerramento do evento. 

O novo documentário é o terceiro filme que Caco assina como diretor. Ele, que atualmente faz parte do elenco da novela Pantanal, participou de filmes como “Olga” e “Meu Pé de Laranja Lima”, e da novela “Páginas da Vida”. No tapete vermelho do festival, no centro de Vassouras, o diretor disse ao DIÁRIO DO RIO que a execução do festival faz parte da inteligência de abraçar oportunidades. 

É tão genial quando alguém tem essa possibilidade e enxerga a importância e o bem que isso faz. O retorno que todo mundo pode ter, a cidade, o cidadão, o próprio estado do Rio de Janeiro. É a criação de um novo pólo cultural que movimenta turismo, restaurantes e todo o circuito do Rio de Janeiro”, afirmou Caco. 

Durante a tarde, Ciocler participou de um painel sobre direção audiovisual no Centro Cultural Cazuza, no centro de Vassouras. Além de falar sobre a sua experiência como ator de teatro, de filmes e novelas, e como diretor, ele criticou ataques políticos à Lei Rouanet. “Algumas pessoas falam coisas sem saber. Esse governo ataca tanto essa lei, mas por que ela não acaba? Porque além de tudo, ela é rentável para o governo. É a empresa que ao invés de pagar o imposto, destina uma porcentagem para esse projeto. A cada real que você investe por essa Lei volta-se três, quatro reais aos cofres públicos. É uma lógica burra o ataque às leis de incentivo”, reforçou. 

Advertisement

Documentário da noite

O Melhor Lugar do Mundo é Agora” narra a situação dos artistas no momento de pandemia, em que se tornaram “inúteis” diante de um isolamento social. O documentário explora realidade e ficção, e aborda o aumento das fake news no Brasil. Caco explica que “esse filme, na verdade, é uma reação ao momento mais trágico da pandemia. Eu sentia que eu precisava devolver e reagir àquele momento de uma forma artística”. 

A atriz Lorena da Silva já tinha visitado Vassouras quando era criança, e celebrou o retorno para participar do primeiro festival de cinema da cidade. Sobre o documentário, ela compartilhou que gravou sua parte em casa, diretamente do iPad e durou cerca de uma hora. “O Caco tinha dito o que ele queria, mas não tinha conversado sobre tudo exatamente. A ideia era uma improvisação a partir de uma provocação que ainda não estava fechada na cabeça dele. Foi uma experiência única fazer isso”, contou a atriz. 

Já o ator Marcio Vito, “como era uma condução a partir das perguntas que o Caco fazia, a gente ia se misturando. Era um momento bem específico e inédito no mundo. Era um jogo, quase um exercício teatral para contar uma história de cinema. Fiquei muito feliz e a partir dessa ideia podem vir várias outras”, afirmou. 

Festival de Cinema 

O tapete vermelho do primeiro Festival de Cinema de Vassouras já recebeu artistas como Carlos Vereza, Humberto Martins, o casal Thaila Ayala e Renato Góes, Larissa Maciel, e a ginasta Danielle Hypólito. Até o encerramento do evento, no dia 29/5, novos rostos devem aparecer no Vale do Café. Um dos organizadores, o diretor Bruno Saglia, explicou que o processo de criação do festival durou três anos. “Começamos pensando em qual programação, como seria o diálogo com as pessoas, e principalmente queríamos que fosse um festival que proporcionasse outras experiências: gastronômica, turística, e que as pessoas entrassem nessa imersão“. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Caco Ciocler permanece em Vassouras para prestigiar de festival de Cinema
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Caco Ciocler permanece em Vassouras para prestigiar de festival de Cinema
Avatar photo
Jornalista, produtora e apresentadora do podcast cineaspectos. Como amante do cinema, ficou imersa em roteiros fantásticos, conheceu a beleza dos filmes de máfia e os incompreendidos dramas europeus. Sara adora desbravar a singularidade do cinema brasileiro, e acompanha de perto os principais festivais e mostras ao redor do mundo.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui