Cães aposentados da GM-Rio são colocados para adoção responsável

Cachorros participaram de grandes eventos na cidade do Rio, como show da Madonna na praia de Copacabana, além de outras atividades importantes para a população

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Nero é um dos animais disponibilizados para adoção / Divulgação

Três cães recém-aposentados foram colocados para adoção responsável pela Guarda Municipal do Rio (GM-Rio). Os animais da corporação são os pastores alemães Nero e Nova Diana, que são irmãos; e a fêmea raça pastor belga de malinois, de nome Milla. Nero e Nova Diana são castrados.

Os cachorros participaram ativamente de grandes eventos na cidade do Rio, como show da Madonna na praia de Copacabana, em maio de 2024, quando quase dois milhões de pessoas ocuparam a praia da Zona Sul fluminense. Os animas também participavam da Operação Verão, na qual faziam patrulhamento preventivo em dias de jogos no Maracanã, na Zona Norte da capital.

A cadela Margot foi adotada por uma família de Itaboraí em 2025; e Nestor, outro irmão de Nero e da Nova Diana, residirá com um militar fuzileiro naval, que vez um curso da GM-Rio e fez as instruções com o animal. O marinheiro, que já visitou o canil, finaliza os trâmites para a adoção de Nestor.

O Canil da GM-Rio realiza a adoção responsável dos seus cachorros aposentados após um rigoroso processo de seleção, aplicado pelos agentes da GM, que convivem com os animais desde que são filhotinhos.

Durante a seleção, os adotantes são entrevistados para avaliar o seu perfil e as condições da casa onde os animais irão viver. Depois dessa etapa, são realizados encontros entre os cães e os tutores pretendentes para verificar se há entrosamento entre eles.

Na última etapa de verificação, os adotantes escolhidos assinam um termo de responsabilidade, por meio do qual garantem que os cachorros não voltarão mais ao trabalho. Por fim, os animais são encaminhados aos novos donos.

Os cães da GM começam a trabalhar a partir do primeiro ano de vida, com a aposentadoria chegando aos 7 anos de idade. A prioridade na fila de doação é do guarda que trabalhou com o animal. Em caso de impossibilidade, a adoção é aberta a guardas do GOC ou de outras unidades da GM-Rio e para cidadãos.

Os interessados devem se candidatar diretamente no Canil da GM-Rio, na Avenida Bartolomeu de Gusmão 1.200, fundos, na Mangueira, na Zona Norte da capital, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O atendimento é feito pela médica veterinária.

Sobre o Canil da GM-Rio

Criado em 24 de março de 1994, o Grupamento de Operações com Cães (GOC) tem como finalidade auxiliar patrulhas em ruas, monumentos e prédios públicos da cidade. No início das atividades, o grupamento era formado por 17 guardas municipais e seis pastores alemães, sem pedigree.

Atualmente, a corporação conta com 40 cães, que recebem treinamento para realizar as suas funções de proteção à população do Rio de Janeiro. Os animais também fazem apresentações de Showdog, que as crianças adoram.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cães aposentados da GM-Rio são colocados para adoção responsável

1 COMENTÁRIO

  1. E ainda tem gente que prefere comprar cachorro, cujas mãezinhas vivem em gaiolas parindo sem parar, pra depois serem descartadas no lixo, sendo que tem tantos cachorros maravilhosos pra adoção, sem contar os que vivem pelas ruas, é triste ver pessoas gastando fortunas comprando vidas, só querem bibelôs para se exibirem, lamentável! NÃO COMPRE, ADOTE!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui