Café especial do Rio de Janeiro ganha destaque no mercado nacional

Melhor café do Rio de Janeiro é de Varre e Sai que venceu o IV Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
25/02/2021 - Niterói - RJ - Premiação do vencedor do concurso de cafés epeciais do estado. Foto: Philippe Lima

Os cafés especiais estão dando um novo impulso à indústria cafeicultora do estado do Rio de Janeiro – com enfoque na qualidade dos grãos. Para celebrar este avanço, o governador em exercício Cláudio Castro participou, nesta quinta-feira (25/02), da entrega dos certificados de premiação aos produtores vencedores do IV Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro. O evento foi realizado na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, em Niterói, na Região Metropolitana.

O concurso, muito mais do que uma competição, é uma exposição. É uma possibilidade para aquele que doa sua vida pelo campo de mostrar o seu trabalho. Quando temos eventos como esse, a gente percebe a riqueza do nosso estado. Temos que inverter a lógica de só ajudar o grande agricultor e incentivar também o pequeno – disse o governador em exercício Cláudio Castro, que ressaltou o trabalho para impulsionar a economia fluminense:

A questão tributária é um grande desafio para o governo e, em breve, vamos enviar para a Assembleia Legislativa um pacote de medidas de modernização. Entre elas, está o tema dos tributos. O Rio de Janeiro tem cerca de 300 diferentes cadeias tributárias. É preciso tornar o estado mais atrativo para o empreendedor – falou Castro.

Os maiores vencedores foram Fidélis e Alyne Rodolphi, de Varre-Sai, que levaram o primeiro lugar nas categorias Café Natural e Café com Cereja Descascado. O casal faz parte da terceira geração de produtores.

Advertisement

–  É muito gratificante receber este prêmio porque é um trabalho que eu e minha família fazemos há cinco anos. Desenvolvemos tecnologia para produção de cafés especiais e já somos finalistas deste concurso pela quarta vez. Agora, saímos campeões – contou Fidélis, que é descendente de italianos e vem de uma geração de cafeicultores:

Toda a nossa família é envolvida com a produção de café. O concurso vem para dar visibilidade para nossa região, que tem um trabalho de excelência. Com o prêmio, vamos seguir investindo na nossa produção – revelou o agricultor fluminense, de 30 anos.

O secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, destacou o bom desempenho dos participantes, que tiveram seus produtos analisados por especialistas em café.

É importante essa integração entre associação e secretarias em prol do desenvolvimento desse produto – comentou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Os lotes de cafés especiais que participaram do concurso já foram leiloados, arrematados e entregues aos respectivos compradores. O concurso foi realizado pela Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (Ascarj), com o patrocínio da Secretaria de Agricultura e apoio da Emater, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, do Sebrae, da Cooperativa de Produtores de Café do Noroeste Fluminense e do Ministério da Agricultura.

Produção fluminense

premiao do vencedor do concurso de cafs especiais do estado 50979468563 o Café especial do Rio de Janeiro ganha destaque no mercado nacional
25/02/2021 – Niterói – RJ – Premiação do vencedor do concurso de cafés epeciais do estado. Foto: Philippe Lima

Segundo dados da Emater-Rio, a produção total do café fluminense em 2019 foi de 27.698 toneladas de grãos verdes. O número total de produtores foi de 2.550, com 13 mil pessoas ocupadas na atividade de produção e extração, e um valor total obtido com a produção de R$ 75 milhões. A região Noroeste do Estado concentra 72,2% da produção, enquanto a Região Serrana é responsável por 27,6%, a maioria de pequenos e médios produtores.

Estamos desenvolvendo diversas medidas para dar maior visibilidade e maior possibilidade de os cafeicultores fluminenses se expandirem para o mercado nacional – comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Soares.

Novas instalações da Pesagro-Rio

premiao do vencedor do concurso de cafs especiais do estado 50979468593 o Café especial do Rio de Janeiro ganha destaque no mercado nacional
25/02/2021 – Niterói – RJ – Premiação do vencedor do concurso de cafés epeciais do estado. Foto: Philippe Lima

O governador em exercício também conheceu as novas instalações dos laboratórios da Pesagro-Rio, que foram reformadas e contribuem para o desenvolvimento de pesquisas importantes para a agricultura fluminense. Foram cerca de cinco meses de intervenções, com um investimento de R$ 80 mil, que contemplaram a ampliação de algumas salas, reparo no telhado e troca do sistema elétrico. Os laboratórios, credenciados pelo Ministério da Agricultura, são referência no estado e responsáveis pela segurança alimentar, com emissão de certificados e controle de qualidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Café especial do Rio de Janeiro ganha destaque no mercado nacional
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui