A partir da próxima terça-feira (27/08), a Caixa Cultural Rio de Janeiro Unidade Passeio, no Centro do Rio, recebe a mostra gratuita “Faróis do Cinema”, voltada para cineastas do sexo feminino. A quarta edição da exposição estará aberta até 8 de setembro, de terça-feira a domingo, a partir das 13h. A distribuição de senhas ocorrerá 30 minutos antes do início das sessões e das atividades extras. A programação completa está disponível no site da Caixa Cultural.
Segundo a curado da mostra, Mariana Bezerra Cavalcanti, à Agência Brasil, serão exibidos 12 longas-metragens dirigidos por mulheres brasileiras de várias gerações, além de 11 longas e quatro curtas indicados por elas como seus “faróis”, ou seja, filmes que influenciaram suas carreiras ou serviram de inspiração. “A mostra fala mais dos filmes faróis do que das obras das diretoras, nesta edição. Felizmente, tem aumentado a participação de mulheres no cinema nacional”, disse.
Muitas das cineastas têm como “faróis” obras estrangeiras consideradas marcos históricos do cinema, como Hiroshima Meu Amor, de Alain Resnais, de 1959, e Viver a vida, de Jean-Luc Godard, de 1962. Há “faróis” nacionais de relevo também, entre os quais Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha, de 1964, e A hora da estrela, de Suzana Amaral, de 2011.
De acordo com Mariana, mostra foi inspirada no blog Faróis, criado em 2008 pelo crítico de cinema Carlos Alberto Mattos, que realizava entrevistas com diretores de cinema. Em 2010, Marcelo Laffitte e Mariana Bezerra Cavalcanti propuseram a Mattos propuseram a Mattos realizar uma mostra inspirada no seu blog, que recebeu o título Faróis do Cinema – Documentário Brasileiro – Quem Faz e Quem Inspira. A partir daí, houve novas edições em 2011, 2014 e, agora, em 2024.
A mostra também oferecerá ao público bate-papos com dez cineastas convidadas após as exibições, com participação dos críticos de cinema Leonardo Luiz Ferreira e Carlos Alberto Mattos. No dia 31 de agosto, às 13h15, a cineasta mineira Clarissa Campolina, conhecida por sua abordagem poética, dará uma oficina de produção sobre cinema. As vagas para a oficina são limitadas a 25 pessoas, e os ingressos gratuitos devem ser retirados com antecedência, 30 minutos antes do início da atividade. A classificação etária para a oficina é de 16 anos.
No dia 4 de setembro, às 19h, Carlos Alberto Mattos e a curadora Mariana contarão ao público a história da mostra, falando de casos, conversas e filmes exibidos desde a primeira edição, em 2010.
A abertura da mostra 2024 será com Susanna Lira, nesta terça-feira, com a pré-estreia do filme Fernanda Young, foge-me ao controle e a exibição do seu “farol” Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho.
SERVIÇO
A Mostra Faróis do Cinema – Mulheres Cineastas
- Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro unidade Passeio.
- Endereço: Rua do Passeio, 38 – Centro.
- Dias e horário: de 27 de agosto a 8 de setembro, a partir de 13h (terça a domingo).
- Ingressos: Entrada gratuita com distribuição de senhas 30 min antes do início das sessões ou das atividades extras.
- Programação: Disponível no site da Caixa Cultural.