Foto: Philippe Lima

Grandes nomes do futebol brasileiro serão eternizados na Calçada da Fama do Maracanã. O Governo do Estado, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, está revitalizando as pegadas de ídolos do futebol já homenageados no espaço. Nesta sexta-feira (21/05), foram refeitos os moldes dos pés de Roberto Dinamite, Jairzinho, Júnior, Mauro Galvão, Adílio e Renato Gaúcho. O evento também marcou a estreia de uma nova dupla de zagueiros na Calçada da Fama: Juan e Ricardo Rocha.

Uma nova tecnologia está sendo usada para capturar as pegadas, que serão digitalizadas e armazenadas na nuvem, em um servidor online. As novas peças vão substituir as pegadas feitas em cimento. Elas são desenvolvidas com uma combinação inédita de silicones, garantindo uma maior definição, que possibilita até mesmo a identificação das digitais do jogador. Neymar, Cesar Sampaio e Clodoaldo já tiveram os pés capturados com a nova tecnologia.

“Os ídolos do nosso futebol merecem essa homenagem. Quando assumimos o governo, encontramos muitas peças danificadas, guardadas sem o cuidado necessário. Agora, estamos entregando uma nova Calçada da Fama, restaurada, pronta para, assim que for possível, receber os torcedores, os turistas e os apaixonados pelo futebol”, explicou o governador Cláudio Castro.

O projeto Eternamente já restaurou outras 22 peças. As homenagens a Evaristo, Kaká, Romário, Bebeto, Sócrates, Coutinho e outros jogadores serão incluídas no acervo do Museu do Maracanã, responsável pela administração da Calçada da Fama.

“O Maracanã é um patrimônio esportivo e cultural que merece ser preservado, cuidado e administrado com muito carinho. Esse projeto vai revitalizar e garantir que essa homenagem, tão importante para os atletas e para a história do nosso esporte, seja para sempre. As próximas gerações vão ter acesso a essa memória do futebol e do nosso Maracanã
“, ressaltou o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Leandro Alves.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui