Com temperaturas ultrapassando os 40°C e o mês de janeiro de 2025 sendo considerado o mais quente dos últimos 20 anos, o Rio de Janeiro enfrenta uma onda de calor intensa e prolongada. Para tentar diminuir os impactos extremos e proporcionar um cerco alívio temporário aos cariocas, a Prefeitura tem acionado diversas secretarias para reforçar o apoio à população no combate ao calor.
Agora, 23 novos espaços públicos municipais estão abertos à população como pontos de resfriamento. Os locais funcionam como abrigos, oferecendo climatização e pontos de hidratação para que os cariocas possam se proteger do calor. As novas instalações incluem bibliotecas públicas, arenas, areninhas culturais e se somam às Naves do Conhecimento e parques públicos, que já eram previamente selecionados como pontos de apoio. Com isso, a Prefeitura visa ampliar a rede de suporte aos cidadãos em diferentes regiões da cidade, da Zona Oeste a Zona Sul.
A população pode consultar, em tempo real, os pontos de resfriamento e hidratação disponíveis através do aplicativo e site do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR.Rio). A ferramenta foi desenvolvida para facilitar o acesso às informações e garantir que os cariocas encontrem facilmente o local mais próximo para se refrescar e se hidratar.
Não diz endereço de onde se refrescar. Dificil rj.