Câmara aprova dispensa de atestado médico para trabalhador infectado por Coronavírus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Chico D'Ângelo é o autor do projeto

Em sessão remota, o Plenário da Câmara aprovou, nesta quinta-feira (26/03), o Projeto de Lei 702/2020, que dispensa o trabalhador infectado por coronavírus de apresentar atestado médico para justificar a falta e garantir o recebimento de salário. O objetivo é evitar uma corrida aos hospitais para quem tem sintomas leves apenas em busca do atestado e conter a propagação o vírus.

Foi incorporada ao texto aprovado, uma emenda do deputado Chico D’Angelo (PDT-RJ), que dá direito ao trabalhador, em quarentena, de apresentar, presencialmente ou por via eletrônica conveniente ao empregador, justificativa válida a partir do oitavo e até o décimo quarto dia de afastamento, além do disposto na lei, documento de unidade de saúde do SUS ou documento eletrônico regulamentado pelo Ministério da Saúde. A regra vale enquanto durar a emergência pública em saúde relacionada à pandemia do coronavírus (Covid-19).

A proposta original deixava de fora os termos “presencialmente” ou “por via eletrônica conveniente ao empregador”, bem como o prazo estipulado para apresentar a justificativa da ausência do trabalho devido ao coronavírus, ampliado em até o décimo quarto dia de afastamento.

Chico D’Ângelo justifica que, como o projeto inclui a situação de isolamento e quarentena entre as possibilidades de afastamento remunerado dos trabalhadores, o trabalhador, além justificar na forma presencial, deverá ter outros mecanismos para se retratar, como o meio eletrônico.

Advertisement

“Nesse sentido, acreditamos que a redação que sugerimos será mais clara quanto à possibilidade do trabalhador encaminhar a documentação em tempo hábil, mas em conformidade com as medidas de contenção de mobilidade” .

Para o deputado, esse aprimoramento no texto resultará em maior clareza e segurança aos trabalhadores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara aprova dispensa de atestado médico para trabalhador infectado por Coronavírus
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui