Câmara aprova em 1ª discussão projeto que pede 3ª dose da vacina contra Covid

O projeto da vereadora Teresa Bergher autoriza o município a comprar as vacinas diretamente do laboratório, caso o Ministério da Saúde não entregue as doses para o reforço

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (19/08), a Câmara Municipal aprovou em primeira discussão, o projeto de lei 565/2021, da vereadora Teresa Bergher (Cidadania), que propõe a aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19. O texto autoriza o município a comprar as vacinas diretamente do laboratório, caso o Ministério da Saúde não entregue as doses para o reforço.

O projeto prevê que a dose reforço seja aplicada na população idosa que tenha recebido, no primeiro semestre de 2021, duas doses de vacina contra a Covid-19. Para isso, seriam utilizados os imunizantes Oxford-AstraZeneca ou Pfizer.

Esse projeto foi apresentado para pressionar as autoridades a aplicar imediatamente o reforço da terceira dose nos idosos. Se o Ministério da Saúde não enviar as vacinas, o município poderá comprar diretamente dos laboratórios, o que já foi devidamente autorizado pelo Supremo Tribunal Federal. Os idosos não podem mais esperar. O objetivo deste projeto é vacinar com a terceira dose os idosos imediatamente, antes que eles morram”, disse a vereadora.

Na última terça-feira (17/08), Teresa Bergher pediu ao Colégio de Líderes da Câmara que o projeto fosse votado em regime de urgência. O texto voltará em segunda discussão na próxima semana.

Advertisement

A vereadora destacou que o texto fala apenas nas vacinas da Pfizer e AstraZeneca porque ainda não havia uma comprovação sobre o efeito da terceira da Coronavac contra o vírus na ocasião que o texto foi apresentado, mas disse que pode apresentar emenda em segunda discussão.

Reunião na segunda-feira vai discutir terceira dose

Comitê Cientifico da Prefeitura vai se reunir na próxima segunda-feira (23/08) para decidir sobre a aplicação da terceira dose em idosos. Na reunião, também será avaliada a redução no intervalo entre a primeira e segunda dose.

Até o fim do mês de agosto, idosos da Ilha de Paquetá receberão a terceira dose da vacina contra a Covid-19. As aplicações farão parte do estudo “PaqueTá Vacinada”, realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara aprova em 1ª discussão projeto que pede 3ª dose da vacina contra Covid
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui