Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (19/08), a Câmara Municipal aprovou em primeira discussão, o projeto de lei 565/2021, da vereadora Teresa Bergher (Cidadania), que propõe a aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19. O texto autoriza o município a comprar as vacinas diretamente do laboratório, caso o Ministério da Saúde não entregue as doses para o reforço.

O projeto prevê que a dose reforço seja aplicada na população idosa que tenha recebido, no primeiro semestre de 2021, duas doses de vacina contra a Covid-19. Para isso, seriam utilizados os imunizantes Oxford-AstraZeneca ou Pfizer.

Esse projeto foi apresentado para pressionar as autoridades a aplicar imediatamente o reforço da terceira dose nos idosos. Se o Ministério da Saúde não enviar as vacinas, o município poderá comprar diretamente dos laboratórios, o que já foi devidamente autorizado pelo Supremo Tribunal Federal. Os idosos não podem mais esperar. O objetivo deste projeto é vacinar com a terceira dose os idosos imediatamente, antes que eles morram”, disse a vereadora.

Na última terça-feira (17/08), Teresa Bergher pediu ao Colégio de Líderes da Câmara que o projeto fosse votado em regime de urgência. O texto voltará em segunda discussão na próxima semana.

A vereadora destacou que o texto fala apenas nas vacinas da Pfizer e AstraZeneca porque ainda não havia uma comprovação sobre o efeito da terceira da Coronavac contra o vírus na ocasião que o texto foi apresentado, mas disse que pode apresentar emenda em segunda discussão.

Reunião na segunda-feira vai discutir terceira dose

O Comitê Cientifico da Prefeitura vai se reunir na próxima segunda-feira (23/08) para decidir sobre a aplicação da terceira dose em idosos. Na reunião, também será avaliada a redução no intervalo entre a primeira e segunda dose.

Até o fim do mês de agosto, idosos da Ilha de Paquetá receberão a terceira dose da vacina contra a Covid-19. As aplicações farão parte do estudo “PaqueTá Vacinada”, realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui