Câmara aprova Maria Lenk como patrona da natação brasileira

Projeto é do deputado Chico D´Angelo (PDT). Lenk foi a primeira brasileira a participar de uma Olimpíada em 1932

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Maria Lenk em piscina em Niterói em março de 2005, no Rio. Foto: Sodré Satiro/Acervo Estadão

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (08/09), proposta (PL 1743/19) do deputado Chico D´Angelo (PDT), que torna a nadadora Maria Lenk a patrona da natação brasileira. O texto tramitou pela Câmara em caráter conclusivo e segue para análise no Senado Federal.

Maria Lenk (1915-2007) é a maior nadadora brasileira de todos os tempos. Ela foi a primeira brasileira a participar de uma Olimpíada, a de Los Angeles, em 1932, e teve o auge de sua carreira em 1939, quando quebrou dois recordes mundiais, nos 400m e 200m do estilo peito.

O primeiro foi quebrado na piscina do Botafogo, com o tempo de 6m15s80, e o segundo foi batido no Fluminense, com a marca de 2m56s90.

A atleta começou a nadar quando era jovem, no rio Tietê, que não era poluído naquela época (anos 1920-1930).

Advertisement

Quando tinha 15 anos, já competia em alto nível e participou da tradicional Travessia de São Paulo, competição que venceu em 1932, 33, 34 e 35.

Maria Lenk, ao participar das olimpíadas de Los Angeles, em uma delegação completamente masculina (32 atletas), quebrou um tabu, numa época em que a presença feminina no evento era considerada uma afronta aos bons costumes.  Além de ser a primeira mulher da América do Sul a participar dos jogos, aprendeu a importância do treino com as atletas estrangeiras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara aprova Maria Lenk como patrona da natação brasileira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui