Câmara aprova projetos sobre proteção animal

Projetos determinam que seja criado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária e que os agressores arquem com as despesas do tratamento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em sessão extraordinária desta quarta-feira (05/05), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou dois novos projetos de lei voltados para a proteção dos animais. O PL 833-A/2018, do vereador Luiz Ramos Filho (PMN), cria o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (SAMUVET). O objetivo é prestar assistência aos animais acidentados em via pública, por meio do serviço telefônico 1746.

Segundo o texto, os animais resgatados pelo SAMUVET deverão ser encaminhados ao Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman para que seja realizado o atendimento necessário.

Também foi aprovado nesta quarta o PL 1913/2020, do Dr. Marcos Paulo (PSOL), que determina que os agressores que cometerem o crime de maus tratos a animais arquem com as despesas do tratamento, inclusive indenizando a Prefeitura pelos serviços prestados, quando o município for responsável pelo atendimento.

Na justificativa, o vereador destaca que é preciso responsabilizar o agressor: “Além da responsabilização criminal, é necessário responsabilizar o agressor pelos danos decorrentes do seu ilícito. O Estado deve atuar de modo multifacetado, na educação, na conscientização e sendo sancionador. Não se pode esperar, apenas, que cada ser humano, que cada consciência, faça o seu papel no respeito à dignidade animal.”

Advertisement

Aprovados em 2ª discussão, ambos projetos seguem para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes (DEM).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara aprova projetos sobre proteção animal
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui