Câmara do Rio aprova PL para tratar endometriose em Clínicas da Família

A endometriose, doença que atinge as mulheres, pode gerar problemas físicos e psicológicos nas pacientes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou em 2ª discussão o PL 688-A/2021, de autoria da vereadora Rosa Fernandes (PSC), que cria o programa de prevenção e tratamento da endometriose. O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

De acordo com o PL, as Clínicas de Família serão os locais onde serão feitas as ações de prevenção e tratamento da doença. As instituições deverão fazer avaliações médicas periódicas, além de realizar exames de imagens, clínicos e laboratoriais. Segundo a norma, também cabe a elas elaborar campanhas anuais de orientação, prevenção e tratamento da endometriose.

A vereadora Rosa Fernandes explicou que, além dos efeitos físicos, a doença também pode provocar problemas psicológicos nas mulheres acometidas.

 “A endometriose é uma doença feminina caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, que pode ter efeitos sociais e psicológicos. Os sintomas menos comuns incluem problemas urinários ou intestinais, dor pélvica e infertilidade”.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara do Rio aprova PL para tratar endometriose em Clínicas da Família
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui