Câmara do Rio aprova projeto de lei que proíbe fumar em lugares públicos

Em caso de descumprimento da medida, poderá ser aplicada multa no valor de R$ 500 reais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

Foi aprovado na Câmara de vereadores do Rio em primeira discussão, nesta quinta-feira (20/05), projeto de lei que proíbe a presença de cigarros e similares em determinados lugares públicos do Rio.  A medida é de autoria do vereador Alexandre Isquierdo (democratas).

O objetivo é proibir o fumo em praças, áreas de lazer, parques e jardins públicos. Se aprovado, o impedimento será para o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés ou de qualquer outro produto fumígeno, mesmo que não seja derivado do tabaco.

De acordo com o projeto, deverá ser reservada uma área especial para os fumantes. No entanto, tais locais devem ficar distantes de parques infantis, áreas esportivas e outros locais de alta aglomeração e circulação de pessoas.

Em caso de descumprimento, poderá ser aplicada multa no valor de R$ 500 reais. A Prefeitura do Rio deverá afixar placa nos locais informando que ali é proibido fumar, assim como a punição para quem descumprir e os telefones dos órgãos de fiscalização.

Advertisement

Para ter validade, a medida ainda precisa ser aprovada em segunda discussão para seguir à sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes (democratas).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara do Rio aprova projeto de lei que proíbe fumar em lugares públicos
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Bem observado. Enquanto a cruzada contra o tabaco avança, a Canabis corre a vontade…hipocrisia…inclusive do outro comentário que quer socar tabagista mas maconheiro…bem, esses são vanguarda né.

  2. Finalmente!!!
    Um projeto decente. Esses fumantes que joguem fumaça só na cara de seus pares.

    Toda vez que estou andando e um joga a fumaça na minha cara tenho vontade de dar um tiro.

  3. Engraçado, quero ver como ficarão os maconheiros da praça São Salvador, Laranjeiras, Largo do Machado… será que isso vai dar “m” no linguajar popular? Vai kkkkk… pq os riquinhos da zona sul, nunca deixaram de encostar na mureta do parquinho infantil na praça São Salvador, fumar seu belo cigarro de maconha californiana enquanto seus filhos brincam sem preocupações com violência dos morros, tiroteios e outros males que seus pais financiam…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui