Câmara do Rio discute criação de parque urbano no Rio da Prata, em Campo Grande

A ideia é recuperar e preservar a área do Maciço da Pedra Branca, considerado a maior floresta urbana do país, oferecendo além de um espaço de lazer, um importante instrumento no combate ao aquecimento urbano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Área de mata na região do Rio da Prata, em Campo Grande

A Câmara Municipal do Rio retomará, nesta próxima terça-feira (11/03), a discussão sobre a proposta de criação do Parque Urbano Municipal do Rio da Prata, área rural do bairro de Campo Grande, na Zona Oeste. A ideia é recuperar e preservar a área do Maciço da Pedra Branca, considerado a maior floresta urbana do país, oferecendo além de um espaço de lazer, um importante instrumento no combate ao aquecimento urbano e na promoção da biodiversidade. A área total do Parque da Pedra Branca cobre cerca de 10% da área total do município do Rio, com 12.500 hectares de vegetação típica da Mata Atlântica. Lá é encontrado o ponto mais alto do município, o Pico da Pedra Branca, a 1.024 metros de altitude.

O projeto de lei (PL 1813/2023), de autoria do vereador Rocal (PSD), propõe a criação do parque em uma área estratégica, delimitada a partir das margens do Rio da Batalha e com acesso pela Rua Soldado Antônio da Silveira, nas mediações da Estrada do Viegas. A proposta inclui a recuperação do ecossistema local, a preservação da vegetação e da encosta, além de proporcionar um ambiente propício para atividades científicas relacionadas à flora e fauna da região. O vereador destaca que o local, atualmente abandonado, precisa de intervenção para garantir seu um uso sustentável, além de trazer benefícios à comunidade.

“Este espaço está totalmente abandonado, entregue à própria sorte. Por isso, a proposta visa que a Prefeitura ocupe o local, devolvendo aos moradores uma estrutura de parque natural, de forma a criar uma cultura ecológica de valorização do patrimônio natural”, afirmou Rocal.

A criação do Parque Urbano Municipal do Rio da Prata também busca promover atividades culturais, de esporte e educação, além de ser uma importante alternativa para o lazer da população. A criação de parques verdes em áreas urbanas pode render bons frutos para o Rio, como uma solução eficaz para melhorar a qualidade do ar, reduzir a poluição e controlar a temperatura e a umidade. Além de controlar a invasão e a retirada de mata, principalmente, com o crescimento desordenado daquela região.

A proposta será analisada em segunda votação pelos vereadores. Se aprovada, o projeto seguirá para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Câmara do Rio discute criação de parque urbano no Rio da Prata, em Campo Grandeddr newsletter Câmara do Rio discute criação de parque urbano no Rio da Prata, em Campo Grande

2 COMENTÁRIOS

  1. MT bom eim, obras necessárias demais, gostaria de sugerir asfaltar a estrada Paiva muniz q liga a mensionada Rua Soldado Antônio da Silveira a ilha de Guaratiba levando a linha de ônibus 846 pela Paiva muniz e pela Gaspar de lemos estendendo essa via até o BRT cetex, vai ser uma forma d colocar o rio da prata em linha direta com a Av das Américas além de dar uma opção mais rapida ao centro do bairro dando outra opção alem da estrada da ilha.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui