A Câmara Municipal do Rio ficou em primeiro lugar no país em termos de aprovação de leis em 2024, segundo um levantamento inédito sobre o desempenho legislativo das capitais brasileiras. Com quase 500 leis aprovadas neste ano e um total de quase mil projetos de lei e lei complementar apresentados, a Câmara do Rio se destacou como a mais produtiva entre as 11 maiores capitais do Brasil.
Cada um dos 51 vereadores do Rio, em média, apresentou 19 projetos de lei ao longo do ano, um número significativo que reflete a alta atividade legislativa na cidade. Esse desempenho coloca a Câmara Municipal do Rio na liderança de um comparativo de legislações, não apenas em 2024, mas também nos últimos quatro anos, com mais de 3.700 projetos apresentados e mais de 1.600 aprovados no período.
Após o Rio de Janeiro, a Câmara Municipal de São Paulo aparece em segundo lugar no ranking, com um total de 840 projetos apresentados e 126 leis publicadas em 2024. Na terceira posição, está a Câmara de Porto Alegre, com 502 projetos apresentados e 350 aprovados. Belém e Manaus completam a lista.
O estudo foi realizado com base nas publicações oficiais de cada Câmara Municipal até o dia 11 de dezembro de 2024, contemplando as 11 maiores capitais do país.
Produtividade não quer dizer Qualidade, façam uma pesquisa de quantas Leis que a Câmara do Rio aprova e são consideradas inconstitucionais e depois façam a pesquisas de quantas Leis são úteis para a população carioca, pois 90% dessas Leis são sem utilidade nenhuma, criam a dia a pipa, o dia do músico, tombam imóveis e etc……..
Kkkk. 90 a 95% de todas as leis aprovadas referem-se a:
Lei que ” inclui o dia do(a) ….no calendário oficial do municipio”
Lei que ” dá o nome de (alguém) a um logradouro (ou equipamento publico) do municipio”
Lei que ” reconhece a instituição (ou algo correlato) como entidade filantrópica (ou de utilidade pública”
Enfim, leis que nada acrescentam ao povo ou mesmo a municipalidade.
É UMA TOTAL VERGONHA E PERDA DE TEMPO E DE DINHEIRO DO POVO, ou seja, não é produzir muitas leis que torna uma Câmara Municipal efeticamente produtiva.
Pq o Diario do Rio não faz essa pesquisa e mostra a realidade apresentando um jornalismo apurativo dos fatos?