Na próxima terça-feira (9), a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados debate o adoecimento da população de Volta Redonda, município Sul Fluminense do Rio de Janeiro, por causa dos impactos da poluição. O debate atende o pedido do presidente do colegiado, deputado Glauber Braga (Psol-RJ).
A audiência que será interativa, visa discutir possíveis soluções para o problema junto ao poder público e sociedade civil, destacando a importância dos movimentos sociais na defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana, enfatizando a colaboração essencial desses grupos com as instituições.
O deputado Glauber Braga, ressalta que Volta Redonda é a segunda cidade com maior potencial poluidor do Rio de Janeiro, mesmo sendo territorialmente uma das menores. Além disso, a cidade é sede da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), uma das maiores da América Latina.
“Em julho de 2023, a CSN, diante de movimentações na cidade de Volta Redonda contra o alto índice de poluição emitida pela empresa, entrou na Justiça pedindo punições a militantes sociais e trabalhadores que participassem do ato”, afirma Braga.
O deputado também acresenta que a mineradora está processando um militante devido à sua atuação como defensor do meio ambiente e da saúde pública, destacando a gravidade do caso. “Por sua atuação enquanto cidadão defensor do meio ambiente e da saúde da população contra qualquer tipo de poluição”, expõe.