Câmara Municipal do Rio terá mutirão de doação de sangue na próxima segunda

Mutirão, realizado em parceria com o Hemorio, acontece na próxima segunda-feira (13/09), das 10h às 15h, no Salão Nobre do Palácio Pedro Ernesto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

Na próxima segunda-feira (13/09), das 10h às 15h, acontecerá na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no Salão Nobre do Palácio Pedro Ernesto, em parceria com o Hemorio, um mutirão de doação de sangue. A iniciativa tem como objetivo ampliar os estoques do banco de sangue do estado, que registrou uma forte diminuição durante a pandemia. E atualmente está com 20% a menos de sua capacidade.

Segundo o Hemorio, são necessárias pelo menos 300 novas bolsas de sangue por dia para atender a demanda dos pacientes em todo o território fluminense. No entanto, a média atual é de apenas 210.

”Neste momento de tanta dificuldade para nossa cidade, em que as doações foram diretamente impactadas por conta da pandemia, ter o apoio da Câmara no incentivo à doação de sangue é fundamental e muito bem vindo. Que essa ação possa inspirar outros órgãos a seguirem essa iniciativa”, diz Luiz Amorim, diretor geral do Hemorio.

”É uma honra colocar a Câmara a serviço da população em campanhas tão relevantes. A doação de sangue é fundamental durante todo o ano, e com a pandemia se tornou mais importante ainda. Estaremos de portas abertas para receber os doadores e ajudar a salvar vidas”, complementa, por sua vez, o vereador Carlo Caiado (DEM), presidente da Câmara do Rio.

Advertisement

Vale ressaltar que, quem já estiver na Câmara para se imunizar contra a Covid-19, uma vez que o local é ponto de vacinação, pode aproveitar para também doar sangue. Para tal, porém, é necessário realizar a coleta antes de se imunizar, pois há um tempo de impedimento para fazer a doação que varia de acordo com o tipo de vacina.

Paco do Ouvidor Câmara Municipal do Rio terá mutirão de doação de sangue na próxima segunda
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Como proceder para doar

É necessário apresentar um documento de identidade original com foto; estar em boas condições de saúde; pesar, no mínimo, 50kg; e ter entre 16 e 69 anos. Jovens com 16 e 17 anos que queiram doar precisam ter autorização dos pais e/ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.

O doador não pode estar em jejum e é preciso evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Já as gestantes e lactantes não podem doar, assim como pessoas que fizeram tatuagens ou piercings há menos de um ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara Municipal do Rio terá mutirão de doação de sangue na próxima segunda
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui